Publicado em 21/06/2021 às 07:55, Atualizado em 21/06/2021 às 12:24

Evento do curso de História da UFMS em Nova Andradina vai discutir laicidade, religião e história do ateísmo na educação pública

Bárbara Ballestero, Redação Nova News
Cb image default
Imagem: Divulgação

Ao longo desse ano ocorre o II Seminário de Estágio Supervisionado do Curso de História da UFMS/CPNA (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus Nova Andradina). O evento, que iniciou suas atividades em maio, as quais irão se prolongar até o mês de novembro, acontece de forma gratuita e online por meio de mesas redondas, oficinas e sessões de apresentações de trabalhos, visando o público interno e externo à UFMS.

A proposta deste evento é pensar a formação em História como uma articulação entre pesquisa, ensino e extensão, entre conhecimento acadêmico e conhecimento escolar. O objetivo é refletir sobre o estágio supervisionado como um momento privilegiado de produção de saberes, de experiências formativas e, ao mesmo tempo proporcionar oportunidades de formação continuada para egressos do curso de História e demais docentes da educação básica, sobretudo aqueles que receberão acadêmicos estagiários no ano de 2021.

Entre as atividades previstas pelo II Seminário de Estágio Supervisionado do Curso de História está à realização de um minicurso entre os meses de agosto e setembro que irá abordar o tema da laicidade, religião e história do ateísmo na educação pública.

O minicurso será ofertado por Ricardo Oliveira da Silva, docente do Curso de História da UFMS em Nova Andradina, o qual, nos últimos anos, dedica parte de sua pesquisa a investigar o fenômeno do ateísmo ao longo da história. Em 2018 ele foi responsável pela criação da disciplina optativa História do Ateísmo no Curso de História da UFMS-CPNA.

O minicurso, que prevê a realização de quatro encontros, vai abordar o significado do tema da laicidade, religião e história do ateísmo na educação pública. Além disso, pretende dedicar atenção a capítulos específicos da história do ateísmo a partir da exposição da atividade intelectual de Charles Darwin, Bertrand Russell e Richard Dawkins. Com isso, pretende oferecer material para que a temática possa ser trabalhada em sala de aula.

Aos interessados em participar do evento e, de modo mais específico, do minicurso segue abaixo os links para inscrição:

Inscrição no evento: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf9BFdWCBhZP-cuwJ1awtokIoBGgZH5nMdF1zFYi_C_iCBnCA/viewform?fbclid=IwAR2QHbYWOyuWP4ifiCjJNxnEUPhrTQYh7ihxKJdiaeAuHstOQ53zRSPyYvQ

Inscrição no minicurso: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdNOAzJOmi1mJPJYhinuwqNbKEfuxeVlyFHL_-wD1LS1vVAtA/viewform?fbclid=IwAR3Ev1nxAe8Dh1g7ZiqlOa-l0-ei-RUncfTKNUWSPl9s7c86eLQcRgoNqoc

Cb image default

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!!