Buscar

Expedição Besouro Azul: Moradores de Batayporã irão até a Argentina em um Fusca ano 1.967

Percurso de ida e volta está estimado em cerca de 2.600 quilômetros

Cb image default
Dupla irá participar do 11º Festival da Cultura Tcheca e Eslovaca da América Latina, na Argentina - Imagem: Acácio Gomes / Nova News

Os moradores de Batayporã (MS), Evandro Trachta e Silva, de 50 anos, e Dário do Amaral Trachta, de 69 anos, sobrinho e tio, estão organizando uma viagem até a Argentina a bordo de um VW Fusca ano 1.967, aventura que foi batizada de Expedição Besouro Azul (Expedice Modrý Brouk).

Evandro é médico veterinário e Dário é advogado, sendo que, a família, tem fortes laços com a cultura tcheca, tanto que, Evandro é cônsul honorário da República Tcheca em Mato Grosso do Sul, sendo que, o principal objetivo da expedição é participar do 11º Festival da Cultura Tcheca e Eslovaca da América Latina, que acontece nos dias 22, 23 e 24 de julho na cidade argentina de Resistência.

Segundo os aventureiros, a saída de Batayporã (MS) está programada para o dia 17 de julho, de onde eles devem seguir para Dourados (MS), Ponta Porã (MS) para então ingressar no Paraguai e chegar até a Argentina.

Cb image default
Fusca vem sendo preparado há algum tempo para a expedição - Imagem: Acácio Gomes / Nova News

Além de participar do festival em si, onde os aventureiros irão expor alguns itens sobre Batayporã e a influência da colonização tcheca em Mato Grosso do Sul, eles também vão conhecer, durante o percurso, outros locais com valor cultural, histórico, religioso e de belezas naturais tanto na Argentina quanto no Paraguai.

“Faz 18 anos que eu comprei esse Fusca, já com a intenção de fazer com ele alguma aventura do tipo, porém, por motivos pessoais e profissionais eu fui adiando o projeto, até que, recentemente, recebi o convite para o 11º Festival da Cultura Tcheca e Eslovaca da América Latina e decidi organizar a viagem”, explica Evandro.

O médico veterinário revela que resolveu chamar o tio Dário como uma forma de retribuição. “Desde que eu era moleque ele sempre me chamava para acampamentos, expedições e aventuras do tipo, então, quando resolvi fazer a viagem, logo pensei que teria que ser ele o meu parceiro”, pontua.

Cb image default
Tio e sobrinho pretendem sair de Batayporã dia 18 de julho - Imagem: Acácio Gomes / Nova News

Dário por sua vez, disse que ficou emocionado com o convite e aceitou o desafio prontamente. “É uma honra para mim. Nossas famílias nos deram suas bênçãos e então estamos prontos. A expectativa é grande e estamos nos preparando muito bem para esta expedição”, afirma ele.

Falando em preparação, Evandro e Dário explicam que o Fusca está equipado com itens de cozinha, fogareiro, mesa e cadeiras desmontáveis, baú para transporte de itens, reservatório de água, barracas para acampamento, colchões infláveis, sacos de dormir, uma boa caixa de ferramentas, kit de primeiros socorros e até mesmo uma placa para geração de energia solar, que será armazenada em uma bateria extra e utilizada para iluminação noturna em eventuais acampamentos ao longo da aventura.

“Nos preparamos muito bem e estamos otimistas com nossa viagem. Agradecemos de coração a confiança depositada em nós por nossas famílias e os apoiadores que estão contribuindo com ajuda de custo e cujas marcas estão adesivadas no Fusca. Também agradecemos ao Carangueiros Clube de Antigos de Batayporã pelo incentivo e ainda o apoio logístico oferecido pelo Consulado Paraguaio”, detalha Evandro.

O retorno da Expedição Besouro Azul está previsto para o dia 28 de julho, no entanto, pode haver alterações ao longo do trajeto. “Pode ser que durante a própria viagem pessoas nos indiquem lugares que mereçam ser visitados e então nada impede que a gente prolongue um pouco mais a aventura”, finaliza Dário.

Para compartilhar com o público tanto os preparativos quando o andamento da expedição, a dupla criou um perfil no Instagram pelo qual serão compartilhados diversos momentos da aventura: @modrybrouk.

Imagens: Acácio Gomes / Nova News

Aviso

A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!! 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.