Buscar

Experiência exitosa do Programa Criança Feliz em Nova Andradina é apresentada em seminário on-line

1875 famílias, entre gestantes e crianças de 0 a 6 anos, já foram beneficiadas pelo programa. Desde a sua implantação, em 2017, equipe realizou 15.445 visitas domiciliares

Cb image default
Imagem: João Cláudio/Cogecom

A Secretaria de Cidadania e Assistência Social de Nova Andradina (Semcias), por meio da equipe de Coordenação Municipal do Programa Criança Feliz, apresentou a experiência exitosa do município nos atendimentos às gestantes e a crianças de 0 a 6 anos.

O evento on-line, promovido no início de agosto, faz parte da programação o Mês da Primeira Infância, iniciativa do Ministério da Cidadania, através da Secretaria Nacional de Atenção à Primeira Infância, sendo executada de forma integrada com as coordenações estaduais e distritais do Programa Criança Feliz e parceiros.

O relato da experiência de execução do programa em Nova Andradina foi feito pela supervisora Natalia Leite, no painel “Aspectos facilitadores da articulação da rede intra e intersetorial, oportunizando assim troca de informações e a divulgação das experiências exitosas desenvolvidas no Estado do Mato Grosso do Sul.

Segundo dados dispostos na live, o programa já chegou a 1.875 famílias, tendo alcançado a marca de 15.445 visitas desde a sua implantação, em 2017. “É o maior programa do mundo de visitação domiciliar para a primeira infância, o que representa o fortalecimento da presença de assistência social no município, aumento no acesso da população mais vulnerável a serviços e políticas públicas e à promoção do desenvolvimento integral do público atendido”, declarou Natalia.

A secretária Julliana Ortega enalteceu o trabalho da equipe que atua diretamente do Criança Feliz e a determinação do prefeito Gilberto Garcia de oferecer o melhor para que os “pequenos” se tornem grandes cidadãos.

“É na primeira infância que a criança está mais propicia a aprender e desenvolver o o seu potencial. O olhar especial voltado à atenção básica, que inclui a primeira infância e a família como um todo, tem feito a diferença. Por isso, nossa cidade é reconhecida e referenciada pela excelência do programa executado no município”, declarou a titular da Semcias.

Outras ações

Dentro do município, a equipe do Programa Criança Feliz está distribuindo cartazes e folders com o tema “Agosto Mês da Primeira Infância”, chamando atenção sobre como prevenir situações de risco e potencializar a função protetiva das famílias na promoção do desenvolvimento infantil por meio do fortalecimento de vínculos entre cuidador e criança.

De 23 a 27 de agosto desenvolve a “Semana do Bebê’, com a finalidade “fomentar ações, planos, programas e debates sobre os cuidados fundamentais para a garantia de uma primeira infância segura”. Nesta semana, haverá entrega de um folder explicativo sobre a importância do brincar às famílias com filhos de 0 a 6 anos.

Programa Criança Feliz

É uma estratégia alinhada ao marco legal da Primeira Infância, que traz as diretrizes para formulação e a implementação de políticas públicas para a primeira infância em atenção à especificidade e à relevância dos primeiros anos de vida no desenvolvimento infantil e no desenvolvimento do ser humano.

Foi instituído por meio do Decreto nº 8.869, de 05 de outubro de 2016, e alterado pelo Decreto nº 9.579, de 22 de novembro de 2018, de caráter intersetorial e com finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.