Buscar

Falta de leitos de UTI leva MS a buscar ajuda em outros Estados

Cb image default
Imagem: Divulgação/MS GOV

Durante a live da Secretaria de Saúde do Estado (SES) desta quarta-feira (2), o secretário Geraldo Resende anunciou que Mato Grosso do Sul terá que buscar ajuda de outros Estados com leitos de UTI. O primeiro paciente já saiu de Bonito para Porto Velho hoje cedo, segundo Resende. Em um gesto de reciprocidade, o Estado de Rondônia disponibilizou 10 leitos de UTI para pacientes de Mato Grosso do Sul.

“Aceitamos a oferta de Rondônia e vamos aceitar também a ajuda humanitária que nos foi oferecida pelo Estado do Espírito Santo”, revelou o secretário, ressaltando quadro dramático que estamos vivendo. “Estamos batendo recordes de contaminação e mortes no País”, disse, chamando a atenção para a falta de colaboração dos cidadãos e cidadãs.

“Parece que houve um desapego à vida, tamanho descaso com as regras sanitárias mais básicas”, desabafou. Com taxa de contágio em 1,12, mais 2.176 sul-mato-grossenses foram contaminados pela coronavírus nas últimas 24 horas, de acordo com o Boletim Epidemiológico da SES, desta quarta-feira (2). Outros 1.712 testes se encontram em análise no Lacen e 11.506 casos ainda não foram encerrados nos sistemas dos municípios.

Números da Covid-19 e recordes de internações

Estão internados na rede hospitalar 1,307 pacientes, sendo 759 em leitos clínicos (583 públicos e 176 privados) e 548 em leitos de UTI (417 públicos e 131 privados). O número é menor que de terça-feira (1), recorde da Pandemia, devido aos óbitos registrados. A lista de espera por um leito, no sistema de regulação, é de 278 pessoas.

A secretária-adjunta Christine Maymone chamou a atenção para o feriado e as reuniões de família. “Antes de aceitar o convite para festa de aniversário, lembre-se do número de pessoas que estão na fila de espera por um leito em hospital”, destacou.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.