Publicado em 24/06/2021 às 14:02, Atualizado em 24/06/2021 às 18:16

Farmácia Básica X Farmácia Popular: o direito de acesso gratuito a medicamentos

Cogecom,
Cb image default
Imagem: Divulgação/Cogecom

A Secretaria Municipal da Saúde esclarece a diferença entre Farmácia Básica e Farmácia Popular do Brasil.

A Farmácia Básica Municipal distribui medicamentos gratuitamente aos munícipes de Nova Andradina, mediante apresentação de receita médica e cartão municipal de saúde (SUS). Fica localizada na R. Santa Lúcia, 1368. Telefone: (67) 3441-5347. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h.

Já a Farmácia Popular do Brasil vende medicamentos a preços acessíveis, subsidiados pelo governo federal, a qualquer cidadão, mediante apresentação de receita médica do SUS ou particular.

Farmácia Popular em Nova Andradina

Farmácia Preço Popular - Av. Antônio Joaquim de Moura Andrade, 1741.

Drogarias Farmais - Nova Andradina - Av. Antônio Joaquim de Moura Andrade, 1710.

Farmácia Menino Deus - Av. Antônio Joaquim de Moura Andrade, 1800.

As listas de medicamentos disponíveis e indisponíveis na Farmácia Básica estão no site da Prefeitura de Nova Andradina

https://www.pmna.ms.gov.br/paginas/internas/lista-de-medicamento-fornecidos-pela-rede-municipal-de-saude

https://cdn1.pmna.ms.gov.br//uploads/page_archive/file/149/MEDICAMENTOS_INDISPON_VEIS.pdf

Farmácia Básica

A população tem direito a medicamentos essenciais por meio da Farmácia Básica Municipal, desde que tenha sido atendido por algum médico do Sistema Único de Saúde (SUS), e tenha a receita com o nome do princípio ativo/denominação genérica do medicamento, que não pode ser o seu nome comercial.

Os medicamentos fornecidos pelo SUS – de responsabilidade municipal – são aqueles que fazem parte do Componente Básico de Assistência Farmacêutica, que diz respeito à aquisição de medicamentos essenciais e insumos no âmbito da atenção básica.

O acesso aos medicamentos de forma gratuita melhora as condições de saúde principalmente quando se trata da população mais pobre. No entanto, qualquer cidadão – independente da renda – tem direito aos medicamentos listados como essenciais sob responsabilidade do município.

Segundo a Política Nacional de Medicamentos, são considerados essenciais aqueles produtos básicos e indispensáveis para atender a maioria dos problemas de saúde da população, e, portanto esses produtos devem estar continuamente disponíveis na Farmácia Básica do Município para quem necessitar.

No âmbito municipal, cabe à Secretaria Municipal de Saúde definir a relação de medicamentos essenciais, com base na Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (RENAME). Essa seleção é feita a partir das necessidades decorrentes do perfil da população, visando a garantir o abastecimento das medicações de forma permanente e oportuna. A RENAME é uma publicação do Ministério da Saúde em que constam medicamentos para combater as doenças mais comuns na população brasileira.

Lista de medicamentos fornecidos pela Farmácia Básica de Nova Andradina

Em Nova Andradina, essa lista possui 203 medicamentos fornecidos pela Farmácia Básica. Entre os medicamentos mais comprados e dispensados para a população, estão os remédios controlados, tarja preta, para a saúde mental, além de antibióticos. O estoque de remédios da Farmácia Básica do Município é reposto frequentemente. Situações de falta de medicação podem ocorrer devido aos atrasos na entrega das empresas fornecedoras. Atualmente, a lista de remédios disponíveis conta com 121 medicamentos. Faltam no estoque da Farmácia Básica Municipal 82 medicamentos.

Para ter acesso aos medicamentos, basta comparecer no local com o documento de identidade e a receita médica do SUS.

Cb image default
Imagem: Divulgação/Cogecom

Farmácia Popular

O programa Farmácia Popular viabiliza a aquisição de medicamentos e insumos essenciais, permitindo que mais pessoas consigam ter acesso a medicamentos. Nas farmácias credenciadas ao programa, é possível conseguir produtos gratuitos ou através do co-pagamento. Os medicamentos que fazem parte da lista da Farmácia Popular e que são para hipertensão, diabetes e asma são gratuitos (doenças crônicas). Os demais são disponibilizados com até 90% de desconto.

Para retirar medicação pelo programa Farmácia Popular, basta ir até uma farmácia credenciada do município tendo em mãos a identidade, o CPF e a receita que neste caso pode ser de qualquer médico, tanto do SUS quanto particular.a