Publicado em 12/04/2016 às 08:26, Atualizado em 26/04/2017 às 16:06

Festival de Arte e Cultura do IFMS começa nesta quarta-feira em Nova Andradina

, IFMS

O Festival de Arte e Cultura do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) se inicia nesta quarta-feira, 13, em Nova Andradina. O campus é o primeiro a sediar o evento, que também será realizado em outros seis campi ao longo do ano. A abertura será realizada às 19 horas, na unidade local da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS).

Para o primeiro dia do evento estão previstas exposições, apresentações musicais e uma palestra intitulada “Causos pantaneiros: a poética dos pantanais”, que será ministrada por Ricardo Pieretti Câmara.

O evento segue durante a semana com diversas oficinas artísticas durante o dia e apresentações culturais no período noturno. O encerramento será no sábado, 16, pela manhã com entrega de premiações, show de calouros e um espetáculo de dança. Todas as atividades são abertas à comunidade e ocorrerão na UFMS.

A programação completa e o sistema de inscrição estão disponíveis na página do evento, no endereço www.ifms.edu.br/arteecultura. As inscrições também podem ser feitas no campus do IFMS ou no Centro Municipal de Inclusão Digital (Cemid). A expectativa é de que pelo menos 350 pessoas participem do Festival, entre estudantes, servidores do Instituto Federal e público externo.

A coordenadora do evento, Silvana Sanches, professora do IFMS, destaca que o Festival traz em seu conceito uma proposta inovadora, intercultural e interdisciplinar, com o objetivo de recepcionar os discentes para mais um ano letivo e, ao mesmo tempo, integrar a comunidade ao campus.

“Para isso, serão promovidas atividades artísticas e culturais de maneira simultânea, contemplando vários aspectos da diversidade cultural de Nova Andradina e de toda a região do Vale do Ivinhema”, explica.

Festival – Além de Nova Andradina, a primeira edição do Festival de Arte e Cultura do IFMS será promovida também em Campo Grande, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí e Ponta Porã.

A programação prevê atividades abertas à participação da comunidade externa articuladas ao folclore, tradições culturais, cultura afro-brasileira e indígena, além de manifestações populares e eruditas, como música, literatura, artes visuais e dança.

Serviço

Evento: Festival de Arte e Cultura do Campus Nova Andradina do IFMS

Local: UFMS de Nova Andradina

Endereço: Rodovia MS 134, km 3, s/n