Buscar

FINAN faz colação de grau em formato drive-thru

Modelo foi a alternativa encontrada para formar 165 acadêmicos durante a pandemia. Medidas de distanciamento e higiene foram adotadas para garantir a segurança de todos

Cb image default
Familiares puderam assistir entrega do diploma em seus carros - Imagem: Divulgação

Além do habitual capelo, o traje dos 165 formandos de 2020 da FINAN contou com um elemento a mais, a máscara. Por conta da pandemia do novo Coronavírus, os acadêmicos não puderam participar da cerimônia de colação de grau no formato habitual, no entanto, a instituição buscou meios para garantir a entrega do diploma.

E foi assim que surgiu a ideia, proposta pelo professor Allan Francisco, de promover a solenidade no formato drive-thru, o que não ofuscou em nada o brilho da conquista de cada estudante. "Jamais imaginei passar por uma situação como essa. Entretanto, foi gratificante perceber que, embora estejamos vivendo um 'novo normal', podemos nos ajustar a ele. Em tempos de pandemia é preciso inovar", comemora a formanda Eliziana Paula Silva Zucoloto, agora bacharel em Direito.

De acordo com a vice-diretora da FINAN, Magali Aidê, a faculdade insistiu na ideia para garantir que os acadêmicos vivenciassem a experiência de participar da cerimônia presencialmente. "É um momento especial que a família vive junto com o aluno. Isso faz parte da memória de cada acadêmico. Então nos esforçamos para que a família estivesse junto, afinal o estudante viveu quatro ou cinco anos na instituição e também pode, na colação, se despedir dos seus professores, coordenadores e da direção", destaca.

Na mesma linha, o coordenador do curso de Direito, Stênio Ferreira Parron, conta que a opção pelo modelo drive-thru se deu para possibilitar a participação da família de todos os estudantes. "Havíamos pensado em um ambiente com distanciamento, mas a ideia foi abandonada uma vez que apenas os alunos poderiam estar presentes, sem os seus familiares, assim como o formato online, que era outra opção", diz.

No drive-thru, os acadêmicos puderam se dirigir até a instituição de carro, na companhia de seus familiares. Ao chegar em frente à mesa composta por professores, diretores e coordenadores, o estudante descia do veículo e recebia seu diploma, respeitando todas as regras de distanciamento social, além do uso de máscara e a disponibilização de álcool 70%. "Esse formato possibilitou o registro fotográfico do formando com os seus professores e também com a família, uma lembrança muito especial e que faz a diferença", salienta Parron.

Além do corpo docente, a cerimônia teve a participação do mantenedor da FINAN, Lauro Andrey Monteiro de Carvalho, que presidiu a solenidade, e de sua esposa, a advogada Joselaine Boeira Zatorre.

Para garantir a entrega do "canudo" a todos os alunos foram necessários três dias. Em 2020, o curso de Direito da FINAN formou 102 alunos; Engenharia de Produção outros 19; Ciências Contábeis mais 17; Administração outros 14 e Pedagogia somou 13 estudantes.

"Com mais de 10 anos na vida acadêmica da FINAN, sempre digo que toda colação de grau, por mais que pareça ser um ritual marcado, com regras que se repetem, na verdade são sempre únicas para os alunos e professores, mas essa, nesse momento, foi um marco muito diferente, com uma afetividade e uma emoção muito maior", completa o coordenador do curso de Direito.

Cb image default

Eliziana Paula Silva Zucoloto aprovou alternativa encontrada pela FINAN - Imagem: Divulgação 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.