Buscar

Fogo no lixão gera fumaça e revolta moradores de Batayporã

Prefeito Germino Roz afirma que trabalha para desativar o local e dar destinação correta aos resíduos

Cb image default
Imagens: WhatsApp / Nova News

Na tarde desta segunda-feira (25), um incêndio no lixão de Batayporã gerou grande quantidade de fumaça em praticamente toda a cidade, o que revoltou os moradores com a situação.

Vários cidadãos entraram em contato com o Nova News para reclamar da questão que, segundo eles, não é um fato isolado, mas algo que acontece constantemente.

“Essa fumaça afeta muito a nossa qualidade de vida, pois deixa o ar muito poluído. Pessoas idosas e outras que ficaram com sequelas respiratórias da Covid-19 sofrem ainda mais”, disse um morador.

No caso desta segunda-feira (25), devido ao deslocamento de ar, a fumaça podia ser percebida até mesmo em bairros bem distantes do lixão, causando grande incômodo à população.

Poder Executivo

O Nova News manteve contato com o prefeito Germino Roz que, apesar de estar em viagem a Brasília (DF), disse estar a par do incêndio.

Ele afirmou em mensagem ao site e que também foi postada em suas redes sociais que resolver o problema é uma de suas metas.

“Acompanho esse problema há muito tempo, antes mesmo de ser vereador, pois morava na chácara em frente a esse lixão. Ao assumir o mandato já busquei caminhos para solucionar de uma vez esse problema, e a solução é a desativação desse lixão”, disse o prefeito.

Germino assegurou que Batayporã se prepara para extinguir o local. “Irei fechar o lixão e dar o destino correto para nosso lixo, com tratamento que os setores ambientais nos pedem. Aos nossos trabalhadores de coleta que lá trabalham, iremos dar o amparo para que nesse processo de desativação do lixão a coleta seletiva seja instaurada gerando mais dignidade e renda aos nossos trabalhadores”, garantiu.

O prefeito ressaltou ao site que os incêndios que ocorrem no lixão de Batayporã não são provocados pelo poder público, mas certamente por pessoas que vão até o local e, indiscriminadamente, decidem queimar algum tipo de material.

Denúncias

Vale destacar que atear em fogo em lixo, terrenos baldios e provocar qualquer tipo de queimada, na cidade ou na zona rural, sem a devida licença dos órgãos competentes, é crime.

Neste contexto, denúncias podem ser feitas à Polícia Militar Ambiental (PMA), que inclusive conta com uma unidade em Batayporã e que atende todo o Vale do Ivinhema. O telefone é (67) 3443-1095.

Aviso

A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!! 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.