Publicado em 07/11/2021 às 08:59, Atualizado em 08/11/2021 às 11:32

Gerente da Embratur visita Anaurilândia e destaca potencial turístico do município

Para o especialista, Anaurilândia tem potencial para alavancar o turismo e se tornar um dos municípios mais atrativos do estado, tanto no segmento de pesca, quanto no lazer

José Almir Portela , Redação Nova News
Cb image default
Pousadas e Balneário foram visitados pela equipe da Embratur - Fotos José Almir  Portela/Nova News

A convite do prefeito de Anaurilândia, Edinho Takazono (PSDB), Rodolfo Nogueira, responsável pela gerência internacional de projetos especiais da Embratur (Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo), esteve no município para percorrer pousadas e conhecer o Balneário Municipal, principal ponto turístico da região.

De acordo com Takazono, a visita teve como objetivo apresentar todo o potencial turístico que o município tem a oferecer, e desta forma, buscar parcerias no sentido de melhorar e impulsionar o turismo na região.

Cb image default
A equipe se reuniu com secretário e prefeito de Anaurilândia 

Durante a parte da manhã, Rodolfo, que esteve acompanhado da presidente do Codevale (Consórcio Público de Desenvolvimento do Vale do Ivinhema), Danieli Cabriotti, percorreu, de barco, boa parte da área alagada formada pela Usina Sergio Mota, onde conheceu alguns pontos com potencial de serem explorados através do turismo.

Já no período da tarde, as visitas foram focadas em algumas pousadas existentes na região, ocasião em que o gerente pode conferir de perto toda a estrutura, tanto de turismo de pesca, como de lazer. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio de Anaurilândia, Elizeu Gonçalves Muchon, também participou das agendas.

Segundo o gerente internacional da Embratur, o turismo é um dos principais eixos da economia local de qualquer município, seja ele de pequeno, médio, ou grande porte. Nas palavras dele, “o que precisa ser feito é se organizar, qualificar e potencializar os atrativos para atrair turistas, e, desta forma, ocorrer um aumento de geração de emprego e renda para estas localidades”. “O turismo trás subsídio. É preciso haver investimentos. Todo município tem seu potencial turístico, é só buscar explorar”, ressaltou.

Rodolfo destacou ainda a riqueza de água doce oferecida através do lago da usina Sergio Motta, que segundo ele, se apresenta como o maior potencial para transformar o município em dos mais atrativos do estado, tanto no turismo de pesca, quanto o de lazer.

Na ocasião, Edinho Takazono elencou investimentos que estão sendo realizados, porém, reiterou que é preciso parcerias, tanto pública, como privada, para que esse fluxo de visitantes aumente cada vez mais. “O Balneário Municipal foi inaugurado no ano de 2004 e está recebendo agora a ligação de asfalto, proporcionado maior comodidade para quem procura o local”, citou.

Nessa linha, o gestor explicou que já há um projeto que está sendo estudado através de parceira no sentido de aumentar os atrativos ali oferecidos. “O balneário deverá receber piscinas, além de um tobogã (escorregador aquático), que deve ser construído em breve no local. São investimentos que iremos realizar já nos próximos meses, porém, ainda não é o suficiente para que possamos otimizar ainda mais nosso turismo. E aí que entra a Embratur para nos dar subsídios, tanto técnicos, como de planejamento para que possamos melhores e aumentar nossos serviços”, completou.

De acordo com Danieli Cabriotti, diretora executiva do Codevalle, agora o consórcio, em parceira com o município, fará um relatório de todo o potencial que será encaminhado para a Embratur no sentido que estudos e projetos sejam elaborados.

Cb image default