Buscar

Gestores de Turismo de Nova Andradina participam de capacitação na Fundtur-MS

Visando fomentar o trade turístico no município, Prefeitura investe no aprimoramento dos profissionais da área

Cb image default
Imagem: Divulgação

A estruturação do turismo é uma das estratégias do governo de Nova Andradina para promover a geração de emprego, gerar renda e movimentar a economia local. Para atingir essa meta, uma das etapas fundamentais é a qualificação dos responsáveis pela formulação, planejamento e implementação de projetos turísticos, ou seja, dos profissionais que atuam neste segmento.

Nesta quarta e quinta-feira, dia 28 e 29 de julho, servidores municipais ligados à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Integrado, André Delgado, que é responsável pelo setor de indústria, comércio e turismo e membro do Conselho Municipal de Turismo; e Karina Rodrigues, gestora da Sala do Empreendedor, participaram do “Curso de Capacitação de Gestores Públicos Municipais de Turismo do Estado de Mato Grosso do Sul”.

O curso foi realizado pela Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul- FUNDTUR, com todas as medidas de prevenção e segurança à pandemia.

Para o secretário Hernandes Ortiz, é importante universalizar os conceitos e rotinas na gestão pública do turismo no âmbito estadual e a capacitação cumpre este papel. “O aprimoramento dos profissionais facilita o trabalho de elaboração de projetos e dá maior embasamento para desenvolver boas ações de fomento ao turismo, em parceria com o Conselho Municipal de Turismo e a iniciativa privada”, avalia.

O responsável pelo setor de turismo, André Delgado, reforça a importância da gestão empreendedora no turismo. “O empreendedorismo no setor privado tem grandes desafios, mas quando esse conhecimento é introduzido na gestão pública os desafios são ainda maiores, visto que temos o papel de planejar, fomentar, apoiar e executar ações de diversos segmentos para o desenvolvimento do turismo no município e região”.

A capacitação levantou algumas demandas importantes para o setor de turismo. Entre elas, é possível apontar:

- Criação do Observatório de Turismo do Município, seja público ou privado,

- Inserção de Nova Andradina no Calendário de Eventos, “Famtour” e “Fampress”, campanhas, programa, operadoras, site “visitms”,

- Uso das redes sociais e link com a Diretoria de Desenvolvimento Turístico da FUNDTUR,

- Empreendedorismo na Gestão Pública, Planejamento e Gestão Estratégica; Plano de Negócios como ferramenta estratégica (Análise de Mercado, Marketing, Operacional, Financeiro, Cenários, Avaliação Estratégica),

- Potencializar Convênios e editais para a seleção de projetos e formas de captação de recursos junto à FUNDTUR e Ministério do Turismo e ações para o desenvolvimento dos segmentos do turismo;

- Sistema de Classificação do Turismo;

- Programa de Regionalização do Turismo, Cadastur, Selo Turismo Responsável e Mapa do Turismo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.