Buscar

Gincana esportiva reúne mais de 250 integrantes da colônia japonesa em Nova Andradina

Prefeito Gilberto Garcia participou neste domingo da festa japonesa Undokai, que tem o objetivo de resgatar, valorizar e difundir a cultura nipônica

Imagem: João Cláudio

Cb image default

A Undokai, tradicional gincana esportiva e educativa da colônia japonesa, reuniu na Cidade Sorriso diferentes gerações e delegações de oito municípios de Mato Grosso do Sul: Dourados, Laranja Lima, Kyoei, Fátima do Sul, Glória de Dourados, Ivinhema, Naviraí e a cidade anfitriã: Nova Andradina.

O evento é uma realização da Associação Cultural e Esportiva de Nova Andradina (Acena) e Associação Nipo Brasileira Sul-Mato-Grossense com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte e Funael (Fundação Nova-andradinense de Esporte e Lazer) e Central Max.

Realizada na sede campestre da Acena, a solenidade de abertura contou com a presença do prefeito Gilberto Garcia e da primeira dama e vereadora, Joana Darc Bono Garcia, juntamente com o presidente da Associação Nipo Brasileira Sul-mato-grossense, José Shirota, demais presidentes das Associações participantes e da miss Nikkey MS 2019, Luana Oshiro.

O objetivo da competição é a confraternização das famílias, além do resgate, valorização e difusão da cultura nipônica. Durante todo o dia, mais de 250 japoneses e descendentes participaram de uma série de provas esportivas como corridas, cabo de guerra, bola ao cesto dentre outras modalidades disputadas.

Outra tradição mantida em mais esta edição do Undokai foi a premiação dos atletas vencedores com alimentos, materiais escolares e produtos de limpeza como farinha de trigo, detergente, miojo, lápis, caneta, cadernos, chocolates, sabonetes, etc.

Conforme os organizadores, as delegações se enfrentam nas provas e somam pontos. E, mais uma vez, Nova Andradina demonstrou sua força e garra, sagrando-se tricampeã da competição. O segundo lugar ficou para Dourados e a terceira colocação para a delegação de Laranja Lima.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.