Publicado em 02/04/2020 às 15:02, Atualizado em 02/04/2020 às 19:09

Governo adota sistema inteligente para monitorar taxa de isolamento social em Mato Grosso do Sul

Subcom,

O uso de novas tecnologias tem sido fundamental no desenvolvimento de ações preventivas de combate a pandemia da Covid-19 em todo o mundo. Mato Grosso do Sul aderiu a um sistema inteligente para monitorar a taxa de isolamento social em todas as regiões do Estado.

A ferramenta permite que o governo mapeie a movimentação de pessoas dentro de regiões específicas, e identifique as localidades que estão cumprindo ou não os protocolos de distanciamento social estabelecidos pelas autoridades de saúde. Com esses dados estatísticos fornecidos pela plataforma, o Governo poderá promover ações específicas e direcionadas de enfrentamento ao coronavírus.

Cb image default
Dados apontam que apenas 47,2% da população sul-mato-grossense cumpriu isolamento nesta quarta-feira

O mapeamento é resultado de uma parceria firmada entre Governo do Estado com a In Loco, empresa do setor de tecnologias de geolocalização, que integrada a aplicativos parceiros, formata os dados criptografados a partir de 60 milhões de dispositivos móveis de todo o Brasil para fins de segurança, autenticação e contagem de visitas.

O sistema disponibilizado de forma gratuita ao Estado, respeita todas as diretrizes de privacidade do usuário estabelecidas na Lei Geral de Proteção de Dados, conforme explica o CEO da In Loco, André Ferraz. “Com a nossa tecnologia, podemos ajudar no combate à disseminação do coronavírus. De forma criptografada e agregada, sem dados que possam identificar diretamente um usuário específico, nosso levantamento permite que os órgãos responsáveis atuem diretamente nas áreas de risco ou mais afetadas pelo vírus”, pontua.

Balanço MS

O monitoramento em Mato Grosso do Sul mostra que nesta quarta-feira (1.4) apenas 47% da população cumpriu com o isolamento social necessário. Os gráficos são distribuídos pelas cores, verde, amarelo, laranja e vermelho, sinalizando a situação de cada município com valores mínimo e máximo.

Cb image default
Taxa de isolamento social referente aos municípios 

Já o filtro que monitora os 79 municípios do Estado, mostram apenas três cidades com a coloração verde: Jateí com 74,5% da população cumprindo com o isolamento, Bela Vista com 73,7%, e Corumbá com 69,2%.

Na cor vermelha, que sinaliza o não cumprimento do isolamento social por parte da população, estão: Japorã com 35,3% e São Gabriel do Oeste com 36,1%.

Os dados são atualizados diariamente, ou seja, a ferramenta fornece dados referentes ao dia anterior de publicação.