Publicado em 12/11/2021 às 07:37, Atualizado em 12/11/2021 às 11:43

Governo de Nova Andradina faz mapeamento do processo de compras para reduzir tempo das licitações

Fluxo dos processos licitatórios foi impresso e será fixado em todos os setores da Prefeitura. Iniciativa integra o programa Cidade Empreendedora, do Sebrae

Cogecom,
Cb image default
Imagem: Divulgação/Cogecom

Um dos eixos desenvolvidos no âmbito do programa Cidade Empreendedora é o das compras públicas. Nesta quinta-feira (11), o Sebrae reuniu os secretários, equipes de licitações e servidores municipais ligados a aquisição de produtos, serviços ou obras para apresentar o fluxo de processos licitatórios da Prefeitura de Nova Andradina.

A reunião aconteceu no Centro de Convenções nesta manhã, sob a coordenação do secretário Hernandes Ortiz, em parceria com os consultores do Sebrae. Também estiveram presentes, os secretários Emerson Nantes (finanças), Valter Valentin Pinto (administração e planejamento), Giuliana Masculi Porkrywiecki (educação), além de produtores rurais do município.

O trabalho foi construído pela equipe municipal de licitações, que identificou alguns gargalos e conseguiu deixar enxuto todo o processo de compras públicas.

"A partir de maio foi iniciado o mapeamento dos processos, que envolveu a coleta de informações para entendimento da situação atual dos processos, a identificação dos sistemas associados e a elaboração de fluxogramas. Agora, o trabalho foi concluído para a definição de estratégias e a padronização de modelos capazes de reduzir o prazo médio das licitações", explicou o consultor Hitalo Silva.

Para o secretário Hernandes Ortiz, "esse estudo será fundamental para otimizar todo o ciclo de gestão da cadeia, desde o planejamento da demanda, a licitação, o armazenamento, distribuição e gestão dos contratos, além de beneficiar os fornecedores da Prefeitura, já que o processo de compra será mais rápido e eficiente", explicou o titular da pasta de meio ambiente e desenvolvimento integrado do município de Nova Andradina.

O fluxo de processos licitatórios apresentado foi impresso e será fixado em todos os setores da Prefeitura. A finalidade é que todos tenham conhecimento dos trâmites internos para a execução de uma licitação, conheçam os caminhos desde a abertura até a sua homologação e entrega da compra no destino correto.