Publicado em 27/06/2021 às 05:48, Atualizado em 27/06/2021 às 09:52

Governo Municipal de Nova Andradina auxilia agricultores familiares na conquista de contrato de concessão de uso da terra onde vivem

Cogecom,
Cb image default
Imagem: Cogecom

Graças ao trabalho do governo municipal de Nova Andradina, agricultores familiares dos assentamentos Teijin e Santa Olga já conquistaram o Contrato de Concessão de Uso (CCU) da terra onde vivem.

Nesta quinta-feira (24), Osmar de Castro Nemes, se tornou o mais novo proprietário de um lote no assentamento Santa Olga ao receber o CCU das mãos do Prefeito Gilberto Garcia e do secretário de meio ambiente e desenvolvimento integrado, Hernandes Ortiz.

Este documento é um instrumento que transfere, em caráter provisório, o imóvel rural assegurando ao beneficiário acesso à terra, créditos e a programas do Governo Federal.

Osmar disse que agora terá mais tranquilidade para trabalhar e melhorar a sua propriedade. "Eu estava com uma dificuldade muito grande para vender a produção porque não podia contar com o PA e PNAE Programa Nacional de Alimentação Escolar. Então, a gente agradece muito o trabalho da Prefeitura, da secretaria do Hernandes e do prefeito. Para nós é uma satisfação muito boa porque agora podemos dizer que somos proprietários", ressaltou o agricultor.

Na sua propriedade, Osmar trabalha junto com 2 filhos no plantio de goiaba e milho verde e comercializa os produtos na feira livre. Agora, poderá vender os produtos para a merenda escolar do município. Com sorriso no rosto, o assentado já projeta novos investimentos na sua propriedade. "Boa parte da terra está irrigada. O próximo passo é o financiamento da energia solar porque sofremos muito com o custo da energia. Agora, com a regularização em mãos, vamos atrás disso. É uma alegria, porque a gente vem há mais de 10 anos nessa espera e agora isso aconteceu".

Acompanhando a luta do pequeno produtor há alguns anos, Hernandes Ortiz destacou o compromisso do governo municipal com o desenvolvimento do setor agrícola. "O prefeito nos deu essa incumbência de cuidar da agricultura familiar e do setor produtivo de Nova Andradina. Estamos trabalhando arduamente para que isso aconteça. Este é um momento de gratificação, porque acompanhamos a luta dessa família para regularizar a sua propriedade rural. Isso nos deixa orgulhosos e agradecidos a toda nossa equipe de trabalho", analisou o titular da Semdi.

No mandato anterior do prefeito Gilberto Garcia, mais de 1000 CCUs foram entregues com o apoio Salas de Cidadania, instaladas em Nova Casa Verde e na sede Nova Andradina. "Este trabalho dá respaldo aos agricultores, para que possam ter um mínimo de trabalho possível com burocracia. Não tem mais essa necessidade de ir até o Incra, perder dias de serviço e pegar estrada para buscar um documento. Esta parceria com o homem do campo vai continuar. O produtor tem que estar focado em trabalhar na sua terra, produzindo, gerando emprego e renda para sua família", informou o prefeito.

Nos próximos meses, o governo municipal já programa a entrega de mais CCUs às famílias assentadas.