Publicado em 30/04/2020 às 06:47, Atualizado em 30/04/2020 às 11:01

Há 61 anos era oficialmente instalado o município de Nova Andradina

Prefeito lamentou o momento vivido devido à pandemia de covid-19, mas ressaltou que o sentimento é de otimismo

Acácio Gomes, Redação Nova News
Cb image default
Imagens: Reprodução / Arquivo / Prefeitura Municipal de Nova Andradina

Nesta quinta-feira (30) é comemorada a instalação do município de Nova Andradina, fato que, em 2020, completa 61 anos. Instalação é a data a partir da qual uma nova cidade passa a ter administração própria, seja por nomeação ou eleição.

Com relação Nova Andradina, enquanto a instalação é celebrada no dia 30 de abril, o aniversário da cidade, ou seja, a data da sua criação, é festejada em 20 de dezembro.

As terras que compõem o município de Nova Andradina, bem como extensa área da região, foram colonizadas pelo paulista Antônio Joaquim de Moura Andrade.

Os trabalhos de colonização no então Estado de Mato Grosso, teve início entre os anos de 1938 e 1939, quando adquiriu do Estado, a Fazenda "Caapora", que mais tarde passou a denominar Fazenda Primavera, localizada nas proximidades da formosa Baía do Rio Samambaia, em plena selva, no Vale do Rio Paraná.

Anos mais tarde, Moura Andrade estendeu seus domínios adquirindo as fazendas Santa Barbara, Baile, Xavante e Panambi.

A Fazenda Baile, que pertenceu à família dos Barbosa Martins, foi adquirida por Moura Andrade em 1951. No segundo semestre de 1957, foi destacada uma gleba da fazenda onde implantou os alicerces da cidade de Nova Andradina.

Cb image default
Visual da nova Praça Brasil, inaugurada em 2019 - Imagem: Acácio Gomes / Arquivo / Nova News

Na sequência, ocorreu o loteamento de outras propriedades rurais, o que resultou com a chegada de grandes levas de migrantes, o que causou rápido povoamento da região.

No mesmo ano, em um barracão da empresa que procedia a abertura das ruas da cidade, instalou-se a primeira escola da nova comunidade, tendo como professoras Efantina de Quadros, conhecida popularmente como D. Lalá, Katsuko, Mariko Fujibayashi e Cecília Holanda.

No ano seguinte foi construído um prédio de alvenaria, que passou a ser denominado Grupo Escolar Moura Andrade.

Nova Andradina foi elevada a Vila, Distrito e Município em 1958. A primeira missa foi celebrada por Frei Luiz, na capela do Imaculado Coração de Maria, recém-construída na nova povoação.

O primeiro estabelecimento comercial implantado pertencia a Kokey Itaya. O primeiro juiz de Paz foi Austrílio Capilé de Castro e a primeira escrivã foi a senhora Irman Ribeiro da Silva. Entre os anos de 1967 e 1969 o então prefeito, Alcides Menezes de Faria, trabalhou para trazer saneamento básico e energia elétrica à cidade.

De lá para cá, muitas páginas foram escritas na história de Nova Andradina, que se desenvolveu em vários aspectos e se tornou referência para outros municípios ao seu redor.

Cb image default
Área central da Cidade Sorriso - Imagem: Acácio Gomes / Arquivo / Nova News

Atualmente, conforme estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população de Nova Andradina gira em torno de 54 mil pessoas que tocam suas vidas, estudam, trabalham e lutam para contribuir com o desenvolvimento da “Cidade Sorriso”, como é conhecida.

O município, que, no momento, está sob o comando do prefeito Gilberto Garcia, tem conquistado importantes avanço ao longo do tempo, tanto no setor econômico, com atuação do comércio e indústrias, quanto no que diz respeito à saúde, educação e infraestrutura.

Nas últimas horas, por meio de suas redes sociais, Garcia disse que, devido às medidas preventivas com relação à pandemia de Covid-19, não poderia comemorar o aniversário de instalação da cidade na companhia de amigos em uma tradicional lanchonete da cidade, como costuma fazer, mas ressaltou que o momento é de otimismo.

“Neste feriado de 30 de abril, não poderemos comemorar o aniversário da bela Nova Andradina na esquina mais tradicional da nossa Cidade Sorriso, como costumo fazer. Mas, tudo vai passar e estaremos vivos, mais fortes para reerguermos a cidade mais bela do interior do Mato Grosso do Sul”, escreveu o prefeito. 

Cb image default
Obelisco é um dos símbolos de Nova Andradina - Imagem: Acácio Gomes / Arquivo / Nova News