Publicado em 28/05/2020 às 09:57, Atualizado em 28/05/2020 às 15:36

Há mais de 50 dias Batayporã não registra novos casos de covid-19

Secretária de Saúde comemora estabilidade e reforça a importância das medidas preventivas

Acácio Gomes, Redação Nova News
Cb image default
Secretária de Saúde, Marcela Leite - Imagem: PMB

Após ganhar destaque bastante negativo nos principais noticiários de Mato Grosso do Sul com seis casos confirmados de covid-19 e, principalmente com relação às duas mortes em decorrência, no caso, os dois primeiros óbitos no Estado, o município de Batayporã está há mais de 50 dias sem o registro de novas ocorrências da doença.

Segundo a secretária de Saúde, Marcela Leite, o combate intensivo foi importante para conter a expansão da covid-19. “As medidas restritivas foram fundamentais para evitarmos o colapso no sistema público de saúde”, frisou.

Conforme apurado pelo Nova News, decretos municipais regulamentando as atividades do comércio, barreiras sanitárias nas entradas do município em datas estratégicas, ações de conscientização da população local, atuação de equipes de fiscalização e demais estratégias resultaram no equilíbrio da situação.

A secretária ressalta que, apesar da sensação de tranquilidade, é preciso muita atenção para evitar o aparecimento de novas ocorrências. “Diante do aumento dos números de casos em nosso Estado, pedimos encarecidamente a colaboração da população para que evitem o contato físico e aglomerações, festinhas entre amigos e familiares. São atitudes simples, mas cruciais para conseguirmos achatar a curva epidêmica”, afirma Marcela.

Nas palavras da gestora, as ações de fiscalização seguem intensificadas. “Em vários pontos da cidade, fiscais intensificam a conscientização para o uso de máscaras, distanciamento social e higienização das mãos. A ação de conscientização deve ser constante, por isso reforçamos a fiscalização em nossa cidade, pois não queremos ter novos casos”, destacou.

Situação atual

Ao Nova News, Marcela Leite confirmou que até esta quinta-feira (28), Batayporã segue estável, com seis casos confirmados, sendo dois óbitos e quatro pacientes totalmente recuperados. Não há suspeitos notificados no momento.

Mapeamento

A Secretaria Municipal de Saúde está realizando um mapeamento para identificação visual de casos de coronavírus em Batayporã e monitoramento de bairros que receberam pessoas vindas de outros municípios como forma de auxiliar nas estratégias de combate e prevenção à doença.

A iniciativa é desenvolvida por meio de parceria com um grupo de pesquisadores ligados ao curso de Geografia da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). A proposta visa a análise de dados em ambiente de Sistema de Informações Geográficas (SIG) para mapeamento e espacialização dos casos de covid-19 no município.

Centro de Triagem

Um Centro de Triagem ao Coronavírus foi ativado e segue em funcionamento funcionando no complexo do Pronto Atendimento Médico (PAM), de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. No local é feito o acolhimento, triagem e consulta de pessoas com sintomas de doenças respiratórias.

Além disso, todos aqueles que apresentarem sintomas ou tiverem dúvidas sobre o coronavírus podem entrar em contato com profissionais médicos e enfermeiros por meio do telefone (67) 98472-3187.

Denúncias

A população pode colaborar com as autoridades denunciando festas particulares, aglomerações de pessoas e demais situações que vão contra as recomendações preventivas ao risco de contágio de covid-19 pelos contatos (67) 9 9263-8458, (67) 9 9229-8913, (67) 9 9123-6498, (67) 9 9231-6927 e (67) 9 9271-2982.

Essas denúncias podem ser anônimas e a equipe fica de plantão, inclusive à noite e durante fins de semana e feriados. (Com informações da Prefeitura Municipal de Batayporã).