Publicado em 14/05/2020 às 09:42, Atualizado em 14/05/2020 às 14:22

Há um ano, população de Nova Andradina e região se despedia do padre Odorico Filippo

Também foi em maio do ano passado que faleceu Fábio Thomas Piazza, ex-pároco da cidade

Acácio Gomes, Redação Nova News
Cb image default
Despedida do religioso reuniu centenas de pessoas de toda a região - Imagem: Acácio Gomes / Arquivo / Nova News

Há um ano, em maio de 2019, a população de Nova Andradina e região se despedia do padre Odorico Filippo, que morreu aos 87 anos, após sofrer falência múltipla de órgãos, em um hospital onde estava internado na cidade de Dourados.

Na época, após se sentir mal, Odorico foi submetido a atendimento médico. Inicialmente, ele reagiu bem aos procedimentos, no entanto, com a chegada dos resultados dos exames, foi descoberto câncer em estado avançado em alguns órgãos, motivo pelo qual ele permaneceu hospitalizado por alguns dias, mas não resistiu.

Cb image default
Padre Odorico Filippo deixou exemplo de amor e dedicação por onde passou - Imagem: Acácio Gomes / Arquivo / Nova News

O último adeus ao sacerdote foi um momento de muita comoção para os católicos do Vale do Ivinhema e reuniu centenas de fiéis. 

A despedida contou até mesmo com a presença do bispo da Diocese de Naviraí, Dom Ettore Dotti. O corpo de Odorico foi sepultado no cemitério Santa Bárbara, em Nova Andradina.

Filippo nasceu em 23 de agosto de 1932, em Marano Lagunare, na Itália. Ingressou na Congregação Pobres Servos da Divina Providência em 1954, em Maguzzano. Realizou sua formação em Verona e foi ordenado sacerdote em 26 de junho de 1966.

O religioso atuou no Uruguai e na Argentina. No Brasil passou por paróquias em Bataguassu (MS), Porto Alegre (RS), Anaurilândia (MS) e Batayporã (MS). Por último, ele desempenhava o serviço de vigário no Santuário Imaculado Coração de Maria de Nova Andradina (MS).

Cb image default
Em maio de 2019, na presença do bispo da Diocese, multidão se despedia do padre - Imagem: José Almir Portela / Arquivo / Nova News

Celebrações

Neste sábado (09), foi celebrada missa no cemitério de Nova Andradina, nas proximidades do túmulo onde está sepultado o corpo do padre. Seguindo as recomendações para que sejam evitadas aglomerações, a ato contou apenas com nove pessoas, integrantes da equipe de celebração.

Outras duas missas realizadas no último final de semana, no Santuário Diocesano Imaculado Coração de Maria, também foram dedicadas ao primeiro ano de falecimento do sacerdote.

Saudade

Um ano depois de sua partida, diversas pessoas que conviveram com o padre relatam a saudade e bom exemplo deixado por ele, que se mostrava sempre sereno e acolhedor.

“Certa vez ele me disse que preferia perder a vida do que deixar de ser sacerdote. Isso me marcou muito e me fez ver ainda com mais clareza o quanto ele era abençoado e como levava a sério a sua vocação”, disse a professora Odete Sãovesso, de Batayporã.

No ano de 2016, em nome da Pastoral da Comunicação da Paróquia Santo Antônio de Pádua, de Batayporã, Odete entrevistou o padre Odorico. Naquela oportunidade ele completava 50 anos de sacerdócio. Confira o vídeo:

PGlmcmFtZSBpZD0iXzNwOXozZWh2YSIgc3JjPSJodHRwczovL3d3dy55b3V0dWJlLmNvbS9lbWJlZC9CRjVKTS1MYlRpQT9yZWw9MCZhbXA7YW1wO3Nob3dpbmZvPTAiIGZyYW1lYm9yZGVyPSIwIiBhbGxvd2Z1bGxzY3JlZW49IiI+PC9pZnJhbWU+

Padre Fábio Thomas Piazza

Também foi maio de 2019 que faleceu, aos 100 anos, o padre Fábio Thomas Piazza, que foi pároco de Nova Andradina por duas vezes, em 1973 e depois em 1983.

Ele morreu após ficar internado por uma semana no Hospital Saúde, em Caxias do Sul (RS). Sua última atuação ocorreu no Santuário Diocesano de Nossa Senhora de Caravaggio, de Farroupilha (RS).

Cb image default
Padre Fábio Thomas Piazza também faleceu em maio de 2019 - Imagem: Reprodução / Arquivo