Buscar

Heroísmo fora de serviço: Cabo Degobi é homenageado pela Câmara de Nova Andradina após resgate em acidente grave

Cb image default
Imagem: COGECOM

Por seu gesto de bravura que ultrapassa o dever profissional e atuação decisiva no salvamento de vítimas de um grave acidente na BR-101, em Santa Catarina, o Cabo BM Júnior Degobi de Souza foi homenageado nesta terça-feira (06) pela Câmara Municipal de Nova Andradina.

A Moção de Parabenização foi proposta pelos vereadores, Dito Machado (União Brasil), e Quemuel de Alencar (União Brasil), com apoio unânime dos demais parlamentares. A homenagem reconhece o ato heroico realizado pelo bombeiro militar, que mesmo estando de folga, não hesitou em agir diante de uma situação crítica envolvendo uma família argentina.

O ato, que poderia ter terminado em tragédia, foi revertido pela pronta intervenção do militar, lotado no 3º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente de Nova Andradina, Mato Grosso do Sul.

Após a entrega da honraria ao homenageado, os vereadores destacaram que o gesto de Degobi representa a essência da missão dos bombeiros: salvar vidas, mesmo quando não estão oficialmente em serviço. A moção será registrada nos anais da Casa de Leis como testemunho do reconhecimento público a esse profissional que honra a instituição do Corpo de Bombeiros Militar.

“A coragem e o senso de responsabilidade do Cabo Degobi são inspiradores. Ele não apenas cumpriu com excelência seu dever, como nos lembrou do verdadeiro significado de servir ao próximo”, ressaltaram os autores da homenagem.

Dinâmica do acidente

O acidente ocorreu no dia 5 de janeiro de 2025, por volta das 19h30, nas proximidades do trevo norte da cidade de Imbituba (SC), quando um veículo capotou com um casal e duas crianças. Demonstrando elevado espírito de compromisso com a vida, o cabo Degobi, que viajava com a própria família, realizou a triagem do local, garantiu a segurança da cena e prestou os primeiros socorros às vítimas.

Dentre as ações, Degobi retirou uma das crianças que estava presa em uma cadeirinha, auxiliou o resgate do pai da família e, em uma operação ainda mais delicada, acessou o interior do veículo para estabilizar a mãe, que estava presa, com a cabeça comprimida e um braço para fora do automóvel. Com técnica e sangue-frio, manteve a mulher consciente e com a coluna estabilizada até a chegada das equipes de resgate.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.