Publicado em 09/08/2020 às 06:43, Atualizado em 09/08/2020 às 10:54

História de pioneiro de Batayporã se transforma em livro pelas mãos do filho

Biografia de Eduardo Sanches Filho foi escrita por Osmar Camilo Sanches

Acácio Gomes, Redação Nova News
Cb image default
Livro foi lançado na tarde deste sábado (08) - Imagem: Divulgação

A história do saudoso Eduardo Sanches Filho, carinhosamente lembrado por muitos como “Eduardinho da Máquina de Arroz”, um dos pioneiros de Batayporã, se transformou em um livro escrito por seu filho, Osmar Camilo Sanches.

O lançamento da obra ocorreu na tarde deste sábado (08), por meio de uma live realizada no Centro de Memória Jindrich Tracha.

Osmar disse que decidiu escrever a biografia do pai para resgatar os valores defendidos por ele, como fé, honestidade, amor, respeito ao próximo e defesa da base familiar.

“Meus antepassados chegaram ao Brasil, vindos da Espanha, em 1915. Meu pai veio para Batayporã em 1955, contribuindo de forma ativa para o bem do município e, diante disso, vi a necessidade de registrar isso para as futuras gerações”, explica.

Cb image default
Osmar Camilo ao lado da esposa, Valdirene - Imagem: Divulgação

“A intenção inicial seria fazer o registro apenas para a família, mas, posteriormente surgiu a ideia de lançar a biografia do meu pai em um livro, para que mais pessoas pudessem ter acesso ao conteúdo e assim nasceu a minha primeira obra”, pontuou Osmar.

Ele revela que, além do livro, pretende, futuramente, transformar o barracão, onde funcionava a máquina de beneficiamento de arroz do pai, em uma espécie de memorial da Família Sanches.

Eduardo Sanches Filho faleceu em 23 de fevereiro de 2015, aos 76 anos. Ele foi vereador pelo município de Batayporã na década de 70, época em que não havia remuneração financeira para o cargo, e lutou de várias formas em benefício da comunidade. 

“Meu objetivo é eternizar a história do meu pai e possibilitar a quem tenha interesse o acesso a episódios que marcaram a vida, não apenas da nossa família, mas de Batayporã”, finaliza Osmar.

Cb image default
Além de lançar o livro, outro projeto de Osmar é a criação de um memorial da Família Sanches - Imagem: Divulgação

As pessoas que quiserem mais informações sobre a obra podem acessar aqui a rede social de Osmar Camilo Sanches, onde há outros detalhes.

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber gratuitamente, via WhatsApp, as principais notícias do dia!!!