Buscar

Hospital Cassems de Nova Andradina aperfeiçoa protocolo relativo ao AVC

Cb image default
Capacitação envolvendo médicos e enfermeiros ocorreu na noite desta quinta-feira, dia 14 de janeiro - Imagem: Weverton Willian Dias / AGL

O Hospital da Caixa de Assistência ao Servidor do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems) realizou, em Nova Andradina, na noite desta quinta-feira, dia 14 de janeiro, uma capacitação visando o aperfeiçoamento do protocolo relativo ao atendimento de pacientes com possíveis quadros de Acidente Vascular Cerebral (AVC) - precisando de assessoria de imprensa? Clique aqui e saiba mais.

Segundo o médico Bruno Alexandre da Silva, de Campo Grande, que é gestor em urgência e emergência da Rede Cassems, as informações foram repassadas às equipes de médicos e enfermeiros pela neurologista Karla Amorim Lopes Pimenta Bissinoto, que atende na unidade.

Nas palavras de Bruno, o objetivo da ação é padronizar os atendimentos, reconhecendo casos de AVC em pacientes que procuram a unidade com sintomas característicos e, desta forma, agilizar o diagnóstico, determinando com agilidade e assertividade as providências a serem tomadas caso a caso.

Cb image default
Neurologista Karla Amorim Lopes Pimenta Bissinoto - Imagem: Weverton Willian Dias / AGL

“Doenças cardiovasculares necessitam de diagnóstico preciso e rápido. Cada minuto é muito precioso para o paciente. Aqui no Cassems de Nova Andradina, por exemplo, temos equipamento para realização de tomografia, o que é uma grande vantagem. Com a equipe cada vez mais engrenada, podemos prestar um atendimento de excelência”, pontuou o médico.

“Em casos de AVC e doenças cardiovasculares de forma geral, costumamos dizer que ‘tempo é músculo, tempo é cérebro’, ou seja, quanto mais rápidos os procedimentos forem adotados, menos serão os danos à saúde do paciente e melhor a sua recuperação”, afirmou Dr. Bruno.

Ele destacou o empenho da direção do Hospital Cassems em buscar sempre formas de capacitar sua equipe e aperfeiçoar os protocolos de atendimento em todas as áreas. “O Cassems está sempre em evolução, sempre em busca de melhorias e, com isso, quem ganha é o paciente”, avaliou.

Cb image default
Médico Bruno Alexandre da Silva, gestor em urgência e emergência da Rede Cassems - Imagem: Acácio Gomes

Durante a capacitação, a neurologista Karla Amorim Lopes Pimenta Bissinoto orientou as equipes da unidade hospitalar sobre como reconhecer possíveis casos de AVC e as primeiras medidas a serem adotadas. Ela também respondeu perguntas e tirou dúvidas tanto dos médicos quanto dos enfermeiros.

Ela explicou que entre os sintomas clássicos do AVC, popularmente chamado de “derrame”, estão perda súbita de força, sensibilidade e visão de um lado do corpo, dor de cabeça súbita, tontura, fala enrolada e boca desviada, entre outros indícios. “Com olhar cauteloso da nossa equipe, será possível a adoção rápida de providências, o que é um ganho enorme para o paciente”, afirmou Karla.

À reportagem, a especialista aproveitou a oportunidade para elencar alguns fatores de risco que podem levar uma pessoa a desenvolver AVC e doenças cardiovasculares de forma geral. São eles o tabagismo, o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, a obesidade, o sedentarismo e a má alimentação. Pessoas com hipertensão e diabetes também estão no grupo de risco.

Cb image default
Capacitação seguiu todos os protocolos de biossegurança - Imagem: Weverton Willian Dias / AGL

“Ter hábitos saudáveis de vida é a melhor forma de se minimizar os riscos de desenvolver doenças cardiovasculares. O nosso corpo precisa ser bem cuidado para que suas funções não sejam comprometidas. É preciso estarmos muito atentos a isso”, explicou Karla.

Serviço

A unidade de Nova Andradina do Hospital Cassems fica na Rua Walter Hubacher, 748, centro, telefone (67) 3499-0700. Consultas eletivas podem ser agendadas pelo Whatsapp (67) 9 9168-5672. (Precisando de assessoria de imprensa? Clique aqui e saiba como divulgar seu trabalho, sua empresa ou a instituição que você representa).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.