Publicado em 05/10/2021 às 13:01, Atualizado em 05/10/2021 às 14:15

Hospital CASSEMS de Nova Andradina realiza cirurgias para tratamento de catarata e pterígio

Procedimentos são executados pelo oftalmologista Renato Cavalcante, que conta com mais de 13 anos de experiência

Acácio Gomes, Redação Nova News
Cb image default
Dr. Renato Cavalcante ao lado de um paciente recém-operado - Imagem: Acácio Gomes

O Hospital da Caixa de Assistência ao Servidor do Estado de Mato Grosso do Sul (CASSEMS) em Nova Andradina promove cirurgias para tratamento de catarata e pterígio. Os procedimentos são realizados pelo oftalmologista Renato Cavalcante, que conta com mais de 13 anos de experiência -- Precisando de assessoria de imprensa? Acesse www.acaciojornalista.com.br ou siga @acaciojornalista no Instagram e saiba mais.

“Já são cerca de duas mil cirurgias realizadas ao longo desse período”, explica ele, ao pontuar que em alguns procedimentos tem o apoio do Dr. Edmilson Cavalcante, que também é oftalmologista.

Renato explica que a catarata consiste na redução ou perda da transparência da lente natural do olho, chamada de cristalino. 

Cb image default
Médico explica que a recuperação exige alguns cuidados, mas ocorre de forma rápida - Imagem: Acácio Gomes 

“Isso resulta na perda da acuidade visual, ou seja, na distância que o olho consegue enxergar, bem como na redução do contraste, quando as cores vão ficando todas iguais e o paciente enxerga com menos definição. Em resumo, a catarata afeta a potência e a qualidade da visão”, afirma.

Com relação aos fatores que podem desencadear a catarata, Dr. Renato Cavalcante explica que os principais são idade avançada, exposição solar, diabetes, uso de medicamentos à base de corticoides, e também questões individuais do organismo de cada paciente.

O oftalmologista alerta que se não for feita a cirurgia, o paciente pode sofrer a perda da visão. “Durante o procedimento, é feita a remoção do cristalino e o implante de uma lente artificial. É uma cirurgia bastante delicada, uma vez que estamos falando dos olhos, porém, rápida, pois demora apenas cerca de 20 minutos”, pontua.

Cb image default
Lentes importadas utilizadas nos procedimentos são produzidas com alta tecnologia - Imagem: Acácio Gomes

“Aqui no Hospital CASSEMS utilizamos lentes importadas. Elas são muito modernas e, com o pós-operatório feito por equipe especializada, em poucos dias o paciente pode retomar sua rotina”, detalha ele, ao citar que na área da Oftalmologia, a cirurgia de catarata é o procedimento mais realizado. “Apenas na semana de 27/09 a 01/10, foram oito pacientes atendidos”, disse.

Dr. Renato Cavalcante disse ainda que muita gente acaba confundindo catarata com pterígio, sendo este último, o crescimento de um tecido que surge no canto do olho. 

Cb image default
Dr. Renato Cavalcante - Imagem: @IONDA

“É como que uma carne vermelha que cresce e pode afetar a visão. O pterígio surge devido à exposição excessiva ao sol e sua remoção também é feita por meio de cirurgia, sendo o segundo procedimento mais realizado aqui no Hospital CASSEMS na área da Oftalmologia”, comenta.

Sobre a saúde ocular, Dr. Renato Cavalcante aproveitou a oportunidade para deixar algumas dicas. “É importante que as pessoas utilizem óculos de sol e de grau sempre originais e com proteção contra os raios ultravioleta (UV), evitar esfregar os olhos, usar telas como computadores, tablets e celulares com moderação e passar por avaliação de um oftalmologista no máximo a cada dois anos”, finalizou.

Serviço

O Hospital CASSEMS fica na Rua Walter Hubacher, 748, centro, telefone (67) 3499-0700. Consultas eletivas podem ser agendadas pelo Whatsapp (67) 9 9168-5672.

Dr. Renato Cavalcante atende no Hospital CASSEMS exclusivamente para cirurgias. Já as consultas com ele ou com o Dr. Edmilson Cavalcante podem ser agendadas na Clínica de Olhos, que fica na Avenida Eurico Soares Andrade, 1.440, telefone (67) 3441-1943 e celular / WhatsApp (67) 9 9654-6185. Para saber mais siga @dr.renatocavalcante no Instagram.

Cb image default
Hospital CASSEMS de Nova Andradina - Imagem: Acácio Gomes
Cb image default
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

Cb image default