Publicado em 19/02/2020 às 14:25, Atualizado em 19/02/2020 às 15:52

Hospital Cassems: Médico de Nova Andradina defende a prevenção como meio para se conquistar uma velhice saudável

Dr. Leandro Fedossi é clínico geral e atende na área da Geriatria e Gerontologia

Acácio Gomes*, Redação Nova News
Cb image default
Clínico geral afirma que além das consultas de rotina e da realização de exames, hábitos saudáveis são fatores importantes para a prevenção de muitas doenças - Imagem: Acácio Gomes

O médico Leandro Ferreira Luiz Fedossi, clínico geral que realiza atendimentos na área da Geriatria e Gerontologia do Hospital da Caixa de Assistência ao Servidor do Estado de Mato Grosso do Sul (Cassems), em Nova Andradina, defende a prevenção como meio de se conquistar uma velhice saudável.

>> Clique aqui e saiba como divulgar seu trabalho na internet*

Formado no exterior, com diploma revalidado pela Universidade Federal de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, Fedossi, que atua há 17 anos como clínico geral, explica que a Geriatria e Gerontologia, ao contrário do que muitas pessoas pensam, não são especialidades que cuidam apenas dos idosos.

“É importante que façamos um trabalho de prevenção já a partir dos 35 anos, realizando a detecção de muitas doenças que, se não forem tratadas a tempo, podem comprometer a velhice do paciente. A prevenção é muito importante para um envelhecimento saudável”, afirma.

O médico esclarece que alterações hormonais, mudanças nos níveis de colesterol, triglicerídeos, diabetes, se não forem tratadas o quanto antes podem comprometer em muito a qualidade de vida de uma pessoa. “Muita gente, aos 45 anos, por exemplo, diz que não sente nada e que nunca fez um exame, mas esta não é uma atitude inteligente”, alerta.

Fedossi afirma que muitos são os casos de pessoas que contam com convênios e que por vários motivos não utilizam o serviço. Ele lembra também da rede pública, que acolhe quem não aderiu à saúde suplementar. “Não podemos deixar que os problemas de saúde se acumulem e sejam tratados apenas na idade avançada. Quanto antes agirmos, melhores são os resultados”, defende.

Cb image default
Médico Leandro Ferreira Luiz Fedossi atende na unidade do Hospital Cassems de Nova Andradina via particular e convênios - Imagem: Acácio Gomes

O médico pondera que quem não tem sintomas não precisa literalmente ‘viver no hospital’, mas que, pelo menos a cada dois anos, faça uma consulta com especialista, se submeta a exames de rotina e monitore a saúde para evitar surpresas desagradáveis no futuro.

Ele destacou que a população está vivendo mais, ou seja, há o aumento da expectativa de vida e, em suas palavras, este é mais um fator para que as pessoas busquem meios de promover a saúde com antecedência para que a terceira idade seja um período mais prazeroso.

Além das consultas de rotina e da realização de exames, Leandro destaca os hábitos saudáveis como fatores importantes para a prevenção de muitas doenças. “Alimentação balanceada, prática de exercícios físicos, a realização de atividades de estimulem a memória e o raciocínio, procurar dormir bem e evitar o consumo de cigarro, álcool e drogas ilícitas são atitudes muito importantes”, pontua.

Outro ponto que Fedossi considera preocupante é a automedicação. “Hoje em dia a internet traz muita informação, mas a pessoa deve ter em mente que o correto é buscar a orientação de um médico e evitar tomar remédios sem receita médica. Não existe a pílula da juventude, nem chás milagrosos, o que existe é o diagnóstico correto elaborado pelo médico e o tratamento adequado ao organismo de cada paciente, sendo que todos os remédios devem ser aprovados pela Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa) e usados apenas sob prescrição do profissional ”, alerta.

O médico afirma que se coloca à disposição da população de Nova Andradina e região, por meio do Hospital Cassems, para tirar dúvidas e fornecer mais informações. “Muita gente reclama da velhice, mas, quem não ficou velho é porque não está mais entre nós. É possível envelhecer com qualidade de vida desde que a pessoa faça da prevenção algo constante em sua vida”, finalizou.

Serviço

Leandro Ferreira Luiz Fedossi, clínico geral que atua na área da Geriatria de Gerontologia, atende no Hospital Cassems de forma particular e também por meio de convênios.

A unidade fica na Rua Walter Hubacher, 748. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (67) 3499-0700. Consultas eletivas podem ser agendadas pelo Whatsapp (67) 9 9168-5672.

Hermodinâmica

Cb image default
Gerente do Hospital Cassems de Nova Andradina com a representante da empresa Endocath Serviços Médicos e Diagnósticos - Imagem: Acácio Gomes

Recentemente, o gerente do Hospital Cassems de Nova Andradina, Eliezer Branquinho, recebeu a visita de Mônica Signorin, que é gerente administrativa da Endocath Serviços Médicos e Diagnósticos, empresa que instalará, em breve, na unidade, o aparelho de hemodinâmica.

Segundo Eliezer, a partir de então, será possível realizar, em Nova Andradina, procedimentos como cateterismo, angioplastia e outros exames, evitando que pacientes precisem ser transferidos para Dourados ou até mesmo para outros estados.