Publicado em 21/10/2021 às 14:10, Atualizado em 21/10/2021 às 18:12

IBGE promove primeira reunião do Censo 2022 e alinha parceria com a Prefeitura

Assessoria de Imprensa,
Cb image default
Equipe do IBGE apresentou prévia das dinâmicas de trabalho. Foto: Prefeitura de Batayporã

A equipe regional do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizou na última quarta-feira (20), a primeira reunião de acompanhamento e planejamento do Censo 2022. A apresentação foi realizada pelo coordenador censitário de área, Kaio Tanaka, no Paço Municipal, e contou com representantes da comunidade. O objetivo foi garantir a transparência do processo e o alinhamento de questões práticas de trabalho.

A reunião contou com as presenças do vice-prefeito, Cacildo Paião (PSD), que representou o prefeito Germino Roz (PSDB), ausente devido à agendas em Brasília, do secretário de Administração, Finanças e Planejamento, Gabriel Boffo, procurador do município, Djalma César Duarte, representante da Secretaria de Educação, Evelim do Prado Bom, comandante da Polícia Militar Ambiental, Rubens Barbosa Braga, delegado de Polícia Civil, Felipe Davanso, e do comandante da PM, capitão Marcos Bezerra.

Na ocasião, foram antecipados detalhes da dinâmica do levantamento. Há 12 anos sem um novo censo, a previsão é de que ao menos 71 milhões de domicílios sejam visitados no País. Em Batayporã, a estimativa é de 5.551 domicílios. A equipe local será composta por 11 recenseadores, que serão contratados por meio de processo seletivo no início de 2022.

Para garantir a segurança dos moradores, o IBGE irá fornecer à Polícia Civil e Polícia Militar (PM) uma relação com nome e matrícula dos recenseadores. Há ainda a possibilidade de consultar um QR Code disponibilizado no crachá dos entrevistadores. "A população pode fazer a consulta do código, ou entrar em contato com a polícia, se preferir", explicou Tanaka.

Parceria

O IBGE e a Prefeitura firmaram parceria para a promoção do censo 2022. O Executivo se comprometeu a disponibilizar sala com estrutura para instalação do posto de coleta. O local será utilizado para organização do trabalho dos recenseadores e envio de informações do IBGE. O Executivo também irá apoiar a comunicação do censo, com ênfase na divulgação do PSS quando o mesmo for lançado.