Publicado em 03/10/2021 às 06:47, Atualizado em 03/10/2021 às 10:53

IFMS abre 360 vagas para cursos técnicos de nível médio; Há vagas para Nova Andradina

Inscrições começam em 4 de outubro. Vagas são ofertadas em Corumbá, Dourados, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas, com ingresso em 2022

IFMS,
Cb image default
Imagem: Divulgação

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou na quinta-feira, 30, dois editais de seleção para cursos técnicos integrados, na Educação de Jovens e Adultos (Proeja), e subsequentes. No total, são ofertadas 360 vagas em seis municípios, com ingresso no primeiro semestre de 2022.

No edital n° 76/2021 foram abertas 200 vagas para os cursos de Administração e Manutenção e Suporte em Informática, no ensino integrado Proeja, nos campi Corumbá, Dourados, Naviraí e Três Lagoas.

Podem participar aqueles que tenham pelo menos 18 anos e ensino fundamental completo até a data da matrícula. Nessa modalidade, o estudante cursa o ensino médio e a formação técnica escolhida de forma articulada.

Já no edital n° 75/2021 são oferecidas 160 vagas nos cursos técnicos subsequentes de Agricultura, Marketing e Zootecnia, em Dourados, Naviraí, Nova Andradina e Ponta Porã.

Para concorrer é necessário ensino médio completo até a data da matrícula. Nessa modalidade, o estudante cursa a formação técnica na área escolhida.

Inscrição – São gratuitas, assim como os cursos, e podem ser feitas de 4 de outubro a 4 de novembro, na Página do Candidato. Caso não tenha participado de nenhum processo seletivo do Instituto Federal ainda, o candidato deve realizar cadastro prévio.

Parte das vagas é reservada a alunos que cursaram o ensino fundamental (Proeja) ou médio (subsequente) em escolas públicas – no mínimo 50% delas. A metade das vagas reservadas se destina a estudantes com renda familiar bruta de até um salário mínimo e meio per capita.

Há também cotas para candidatos pretos, pardos, indígenas e pessoas com deficiência, respeitando a proporção desse público para o Mato Grosso do Sul, de acordo com o último Censo Demográfico divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A opção pelas ações afirmativas deve ser informada na inscrição e comprovada até a matrícula.

A seleção para as vagas será feita por sorteio eletrônico, previsto para o dia 11 de novembro.

Ensino técnico – Os cursos serão realizados de maneira presencial. A duração de cada consta nos respectivos projetos pedagógicos.

Ambas modalidades permitem o exercício profissional na área escolhida ao término do curso. O ensino integrado Proeja também habilita o concluinte para o ingresso na graduação. A previsão é de que as aulas se iniciem no dia 7 de fevereiro do ano que vem. Para mais informações clique aqui.

Vagas ofertadas pelo IFMS

Cb image default