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IFMS abre matrícula para selecionados na FIC a distância

Confira a documentação necessária e os procedimentos para matrícula, que pode ser feita até 15 de julho

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Imagem: Arquivo/Nova News

O prazo para matrícula nos cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC), ofertados a distância pelo Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), está aberto e vai até sexta-feira, 15.

Pelo Edital nº 039/2022, foram oferecidas 1.710 vagas em 15 municípios nos cursos de curta duração em Espanhol Básico, Inglês Básico, Operador de Computador e Vendedor. A seleção foi realizada por sorteio eletrônico no último dia 24 de junho.

A classificação final, com a relação dos convocados em primeira chamada, assim como o resultado da prova de nivelamento, necessária para os cursos de Espanhol e Inglês Nível II, estão disponíveis na Central de Seleção.

Matrícula - Deve ser feita pelo Sistema de Matrícula Online do IFMS. Caso seja o primeiro acesso, é necessário clicar em 'Ainda não tem Login? Clique aqui para ativar o seu acesso'. Em seguida, será solicitado o número do CPF, a data de nascimento e o e-mail cadastrado na Página do Candidato da Central de Seleção.

Após ativar o acesso, o login no sistema estará liberado, bastando acessar novamente o sistema e informar o CPF. A senha será enviada para o e-mail cadastrado. Ao logar, serão apresentadas informações relativas ao curso e campus.

Caso alguma informação esteja incorreta, o candidato deve enviar uma mensagem para [email protected]. Se as informações estiverem corretas, basta clicar em 'solicitar matrícula'.

Se ainda não tiver preenchido o Questionário Socioeconômico, haverá o redirecionamento para esta etapa. Acesse o questionário, digitando o próprio CPF, nos campos login e senha. Após a validação, os dados pessoais do candidato serão apresentados para atualização e possíveis correções.

Documentação - O processo de efetuação da matrícula prevê que seja feito o upload dos seguintes documentos:

 - requerimento de matrícula, devidamente preenchido e assinado;

- documento oficial de identificação, com foto;

- CPF, caso não conste no documento oficial de identificação;

- documento que comprove escolaridade mínima exigida para o curso ou comprovante de escolaridade superior à mínima;

- documento que comprove estar em dia com o Serviço Militar, para os brasileiros entre 19 e 45 anos;

- uma foto atual digital 3x4 ou selfie em postura frontal e nítida;

- termo de ciência para solicitação de matrícula (assinado pelo responsável legal), certidão de nascimento, documento de guarda ou tutela e, se for o caso, documento oficial com foto do responsável legal, para candidatos menores de idade.

Toda a documentação deverá ser enviada na forma de arquivo digitalizado, legível e de boa qualidade, com, no máximo, 5 megabytes cada, a partir dos documentos originais, sendo aceitas imagens nos formatos .png, .jpg ou .jpeg e textos nos formatos .pdf, .doc, .docx ou .odf.

A cada arquivo carregado é necessário clicar em 'enviar comprovante'. Ao término do processo, a opção escolhida deve ser 'salvar e finalizar', sendo que um comprovante será exibido. Todas as instruções para realização da matrícula podem ser consultadas Anexo IV do edital.

Aquele que não tiver acesso à internet poderá efetuar sua matrícula presencialmente na Central de Relacionamento (Cerel) do campus ou polo para o qual se inscreveu, observando endereços e horários de atendimento dispostos no Anexo III.

FIC EaD - A publicação da segunda chamada, caso necessária, será feita no dia 21 de julho. Já o início das aulas está previsto para o mês agosto.

A Formação Inicial e Continuada conduz os estudantes à capacitação, ao aperfeiçoamento, à especialização e à atualização profissional, nos municípios de Aquidauana, Amambaí, Antonio João, Campo Grande, Corumbá, Costa Rica, Coxim, Dourados, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Ponta Porã, Ribas do Rio Pardo, São Gabriel, Sonora e Três Lagoas.

Para os cursos de idiomas, ofertados na modalidade a distância, haverá encontros presenciais, nos dias e horários disponíveis no Anexo II do edital.

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