Buscar

IFMS abre vagas para cursos de graduação em Nova Andradina

Imagem: Arquivo

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) abriu processo seletivo nessa terça-feira, 19, para ingresso nos cursos superiores de Tecnologia em Sistemas para Internet, Agronegócio e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

As 68 vagas residuais, disponibilizadas após as chamadas regulares e o encerramento da lista de espera das seleções anteriores, estão distribuídas nos municípios de Aquidauana, Nova Andradina e Ponta Porã.

O edital 019/2016, com todas as regras do processo seletivo, está disponível na Central de Seleção do IFMS. O endereço é www.ifms.edu.br/centraldeselecao. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas exclusivamente pela Página do Candidato da Central entre os dias 26 e 29 de julho. É obrigatório o uso de CPF próprio.

Seleção – Será feita por meio dos resultados obtidos pelos estudantes na edição 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). É necessário ter nota acima de zero nas provas, incluindo redação. As notas serão consultadas pelo IFMS diretamente na base de dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação do Enem.

Ação afirmativa – Metade das vagas é reservada aos candidatos que cursaram todo o ensino médio na rede pública. Dessas vagas, 50% são destinadas a quem comprovar renda familiar per capita inferior a um salário mínimo e meio. Há cotas ainda aos candidatos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas. A condição de beneficiário de ação afirmativa (cotas) deverá ser informada no ato da inscrição.

Bônus local – Os candidatos inscritos na ampla concorrência poderão ter um bônus de 20% sobre a nota do Enem. Trata-se de uma ação afirmativa do IFMS de caráter local. Nesse caso, o candidato deve residir e ser domiciliado na área de abrangência do campus onde concorre à vaga. A relação dos municípios contemplados consta no edital do processo seletivo.

Resultados – A previsão é que sejam divulgados no dia 2 de agosto (preliminar) e 5 de agosto (final). Novas chamadas, se houver vagas remanescentes, serão divulgadas a partir de 11 de agosto.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.