Buscar

IFMS abre vagas para cursos técnicos presenciais em Nova Andradina e Ponta Porã

Cb image default
Imagem: Arquivo

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) publicou nesta terça-feira, 5, o edital de abertura do processo seletivo para ingresso em cursos técnicos subsequentes presenciais no primeiro semestre letivo de 2021.

São ofertadas 80 vagas, sendo 40 para o curso técnico em Agricultura, em Ponta Porã; e outras 40 vagas para o curso técnico em Zootecnia, em Nova Andradina.

Os cursos técnicos subsequentes têm duração de um ano e meio, e são voltados para quem já concluiu o ensino médio.

O quadro completo de vagas, o cronograma e o edital com as regras do processo seletivo estão disponíveis na Central de Seleção do IFMS.

Inscrições - Serão gratuitas e deverão ser feitas entre os dias 12 de janeiro e 27 de fevereiro, na Página do Candidato da Central de Seleção.

No ato da inscrição, o candidato deverá informar o número de seu Cadastro de Pessoa Física (CPF) e escolher uma das opções de cursos ofertados.

A partir de 18 de janeiro, o candidato que não tem acesso à internet poderá comparecer ao campus do IFMS para utilizar um computador e fazer ele próprio a inscrição. O agendamento deverá ser feito nos endereços e horários disponíveis no anexo III do edital ou pelo e-mail [email protected].

Em função da pandemia de Covid-19, para o atendimento presencial será obrigatório o uso de máscara e haverá limite máximo de pessoas na sala, de modo a garantir distanciamento social.

Ação Afirmativa (cotas) - Metade das vagas ofertadas é reservada aos candidatos que cursaram todo o ensino médio na rede pública de ensino. Desse total, há reserva de vagas aos que comprovarem renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos ou indígenas, e a pessoas com deficiência.

A opção de beneficiário de ação afirmativa (cotista) deverá ser informada no ato da inscrição.

Candidatos pretos e pardos deverão passar por uma banca de heteroidentificação para que se comprove a veracidade da autodeclaração.

Seleção - Será feita por sorteio eletrônico, previsto para ser realizado no dia 12 de março. Cada candidato receberá um número de participação no sorteio e a classificação será feita de acordo com a ordem dos números sorteados.

De acordo com o cronograma do processo seletivo, o resultado do sorteio será publicado o no dia 16 de março. No dia 22, serão divulgadas a classificação preliminar e a convocação para a banca de heteroidentificação, que serão realizadas entre os dias 24 e 26 de março.

No dia 30 de março está prevista a publicação da classificação preliminar após a verificação de heteroidentificação. O resultado final e a primeira chamada para matrículas serão divulgados no dia 7 de abril.

O edital informa que as datas para a realização das matrículas e de início das aulas serão informadas após o retorno das atividades presenciais. A última decisão do IFMS foi manter as atividades de ensino remotas até 28 de fevereiro.

Quadro de Vagas

Cb image default

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.