Buscar

IFMS de Nova Andradina promove oficinas sobre trabalhos científicos

As oficinas serão oferecidas a 13 escolas de Nova Andradina (Foto: Divulgação)

O Câmpus Nova Andradina do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) realiza uma série de oficinas junto às redes pública e privada de ensino. O tema é a preparação de trabalhos para feiras científicas. As atividades são voltadas a estudantes e professores de 13 escolas.

Entre os conteúdos abordados estão a elaboração de elementos que compõe os projetos como o plano de atividades, diário de bordo, relatório do evento e as normas para a formatação de pôsteres. Nas visitas, estudantes do Câmpus Nova Andradina que participaram de feiras nacionais e internacionais também relatam as experiências.

Ao divulgar as normas para a apresentação de trabalhos científicos, o IFMS pretende estimular a participação na Feira de Ciência e Tecnologia de Nova Andradina (Fecinova), que será realizada no mês de setembro.

“Os professores se interessaram pelo conceito da feira. As escolas que já desenvolvem projetos vão ter um palco para apresentá-los, e as que não desenvolvem se sentiram incentivadas a participar”, comentou o professor Rodrigo Duran, coordenador da Fecinova.

Fecinova

A feira será realizada, em Nova Andradina, entre os dias 25 e 27 de setembro. Serão selecionados 50 projetos de todas as áreas do conhecimento desenvolvidos por estudantes do 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio do Vale do Ivinhema.

A Fecinova prevê premiação aos melhores trabalhos, incluindo o credenciamento para a Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (FETECMS), além de bolsas de iniciação científica.

“É notório o aumento de rendimento dos estudantes que desenvolvem projetos científicos. Por isso os professores tem demonstrado interesse pelas feiras como forma de incentivar na melhora da formação acadêmica”, explicou Duran.

Além da Fecinova, serão realizadas feiras científicas nos outros seis municípios onde o IFMS possui câmpus. Os eventos constam na programação da Semana de Ciência e Tecnologia 2014, prevista para os dias 22 a 27 de setembro.

A Semana é coordenada pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi).

Outras câmpus

A preparação de trabalhos para apresentação nas feiras científicas organizadas pelo IFMS também tem sido tema de atividades nos demais câmpus.

Em Campo Grande está previsto para esta segunda-feira, 2, o início de oficinas com 50 professores da rede municipal. A atividade vai até o dia 11 de junho.

Em Aquidauana, Coxim e Ponta Porã deverão ser ofertados este mês minicursos a professores de escolas públicas. Em Três Lagoas, as atividades estão em fase de planejamento.

A fim de fomentar a pesquisa nas redes pública e privada, o Câmpus Corumbá iniciou, no mês de maio, um minicurso de extensão em iniciação à pesquisa.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.