Buscar

IFMS de Nova Andradina promove visita a unidade ambiental

O Câmpus Nova Andradina do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) promoveu na sexta-feira, 14, uma visita ao Parque Estadual do Morro do Diabo, em Teodoro Sampaio (SP). A atividade reuniu 70 participantes entre estudantes e servidores do IFMS, além de alunos da Escola Municipal Prof. João de Lima Paes.

Acompanhados por guias, os visitantes conheceram o Museu Natural do local e realizaram duas trilhas ecológicas por uma das últimas áreas de floresta de planalto do Brasil. “Através da visita os estudantes conseguem compreender o funcionamento e a importância das áreas de preservação. É possível observar a interação entre flora e fauna, principalmente com relação aos animais ameaçados de extinção”, explicou o professor Júlio César Magalhães, coordenador da atividade.

  Estudantes participaram de trilhas ecológicas e conheceram o Museu Natural do parque

O parque reúne diversas espécies, algumas delas em risco de extinção, como o mico-leão-preto, um dos primatas mais ameaçados no mundo. O Morro do Diabo também possui uma flora bastante rica, com grande área de reserva de peroba-rosa, espécie importante para o reflorestamento e a recuperação de áreas degradadas.

Educação ambiental – O passeio foi acompanhado por estudantes da Escola Municipal Professor João de Lima Paes, vencedora da gincana ecológica realizada pelo câmpus durante a Semana do Meio Ambiente 2014 do IFMS.

Júlio César destacou a importância de ações de educação ambiental, que mostrem cada vez mais cedo aos alunos a necessidade de preservação. “Isso é indispensável para que eles entendam o ser humano enquanto parte do meio ambiente e a importância do desenvolvimento sustentável”.

Além da gincana, a programação da Semana no câmpus promoveu a arrecadação de roupas e materiais reaproveitáveis, uma passeata ecológica pela principal avenida da cidade com cartazes e faixas, destacando os problemas trazidos pelas mudanças climáticas, além de minicursos e palestras.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.