Publicado em 06/10/2014 às 16:00, Atualizado em 26/04/2017 às 10:47

IFMS recebe inscrições para 1.040 vagas em cursos técnicos até dia 20

, IFMS

Termina no dia 20 de outubro o prazo de inscrições para o Exame de Seleção 2015, processo seletivo em que o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) oferta 1.040 vagas em cursos técnicos integrados de nível médio gratuitos.

Há vagas nos municípios de Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas, conforme o quadro abaixo.

Os interessados devem se inscrever pela internet, na Central de Seleção do IFMS. O endereço é www.ifms.edu.br/centraldeselecao.

A taxa é de R$ 25,00 e deve ser recolhida em qualquer agência do Banco do Brasil por meio da Guia de Recolhimento da União (GRU), impressa no momento da inscrição.

Requisitos

Estudantes com ensino fundamental completo podem se inscrever. É necessário ter o Cadastro de Pessoa Física (CPF) em nome do candidato, já que o número deverá ser informado no ato da inscrição.

Os cursos técnicos integrados possibilitam que o estudante curse a formação básica (ensino médio) e o curso técnico de forma articulada.

A duração dos cursos é de três anos e meio, incluindo o estágio obrigatório. A exceção é o curso de período integral, com conclusão em três anos.

Cotas

Metade das vagas oferecidas é reservada a candidatos que cursaram todas as séries do ensino fundamental em escola pública. Desse total, há cotas aos que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a 1,5 salários mínimos e aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas.

A opção de cotista (beneficiário de ação afirmativa) deverá ser informada no ato da inscrição.

Seleção

Será realizada no dia 16 de novembro, nos sete municípios onde o IFMS possui câmpus.

A prova será composta por 50 questões de múltipla escolha, sendo 20 de língua portuguesa, 20 de matemática e 10 de conhecimentos gerais.

O gabarito deverá ser publicado na Central de Seleção no dia posterior ao Exame. Será eliminado o candidato que tiver obtido zero em qualquer uma das disciplinas.

A previsão é que resultado do Exame de Seleção 2015 seja divulgado até 2 de dezembro.

Confira as vagas: