Publicado em 14/01/2020 às 09:56, Atualizado em 14/01/2020 às 14:14

“Ilhados” por buracos e sem apoio do Poder Público, moradores de Vila Amandina “gritam” por socorro

Em alguns locais, mato e buracos tomaram conta das ruas e dificultam até mesmo a passagem de pedestres

José Almir Portela e Acácio Gomes, Redação Nova News
Cb image default
Situação da Rua Mário Fernandes Guimarães é precária - Imagem: José Almir Portela / Nova News

“Socorro ai Nova News, fala dessa vergonha aqui”! Foi um grito destes que chamou a atenção de um dos membros da equipe do site que, de folga, cruzava, com certa dificuldade, por uma das ruas do Distrito de Amandina, no município de Ivinhema, na manhã do último domingo (12).

O morador, que preferiu não se identificar, levou o nosso repórter à sua casa. No local, foi constatado que a situação dos moradores daquela localidade é crítica no que diz respeito ao estado de conservação da vila.

Em alguns trechos, moradores têm que fazer “malabarismos” para chegarem até suas residências devido à quantidade de buracos que transformam ruas em verdadeiras crateras.

Cb image default
Rua Tshingu Fukuhara - Imagem: José Almir Portela / Nova News

Um dos moradores se vê obrigado a deixar seu carro a cerca de 100 metros de sua residência e chegar à sua casa, a pé. “É uma vergonha! Já não sei mais a quem recorrer. Todo ano basta uma chuva e essa e situação acontece. Faz mais de um ano que não passa uma máquina aqui. Veja a altura do mato. Precisa falar mais alguma coisa”, disse ele revoltado.

Questionado sobre o medo de se identificar, o morador disse que a vila é pequena tem medo de sofrer retaliação política. “A coisa já está ruim e se agente bate de frente com esse povo, acaba piorando mais”, desabafou.

Em um dos trechos da Rua Mario Fernandes Guimarães o tráfego é impossível. Mato e buracos interditaram por completo a passagem. Em outro ponto, na Rua Tshingu Fukuhara, o mato tomou conta e os moradores precisam caminhar procurando atalhos.

Vila Amandina é um dos distritos mais antigos da região do Vale do Ivinhema e conta com pouco mais de 4.000 habitantes. As reclamações de seus moradores são constantes. Segundo eles, faltam serviços básicos.

De acordo com o apurado pela reportagem, até mesmo a coleta de lixo depende de um caminhão que vem esporadicamente da cidade de Ivinhema fazer a remoção dos resíduos.

Imagens: José Almir Portela / Nova News

Outro lado

Na manhã desta terça-feira (14), o Nova News manteve contato com o secretário de Obras de Ivinhema, Adalberto Frésca para questioná-lo sobre as reclamações dos moradores de Vila Amandina.

Segundo ele, desde o final do ano passado, o município tem sido castigado por fortes chuvas o que, em sua avaliação, gera diversos processos erosivos, bem como favorece o crescimento do mato.

O secretário afirmou que o Poder Público irá tomar as devidas providências no sentido de efetuar as devidas manutenções, com a realização de obras de contenção da enxurrada, como aterros e curvas de nível.

Questionado sobre quando as melhorias serão realizadas, o gestor explicou que não pode definir um prazo exato, mas disse que empenhará esforços para que, provavelmente até o mês de fevereiro a situação seja sanada.