Buscar

Indústria do Conhecimento promove segunda visita tecnológica e científica

A Prefeitura de Nova Andradina e a Biblioteca SESI Indústria do Conhecimento realizaram em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (Semec) a segunda visita tecnológica e científica com alunos do Programa Extracurricular de Robótica Lego Zoom.

A viagem foi realizada Hidrelétrica Engenheiro Sergio Motta.Também conhecida como Porto Primavera, a empresa tem a barragem mais extensa do Brasil, com 11.380 metros de comprimento total, incluindo as estruturas de terra e de concreto. Também possui um centro de produção de mudas para reflorestamento com produção em média anual de um milhão e meio de mudas de diferentes espécies nativas da região.

Alunos destacaram visita à Hidrelétrica Engenheiro Sergio Motta (Foto: SESI)

A iniciativa contou com palestras sobre geração, transmissão e distribuição de energia, meio ambiente, visita ao Rio Paraná, eclusa, escada de peixes, elevador de peixe, lago da usina, sala de comando, exposição de fotos, memória regional e viveiro de produção de mudas.

"Eu nunca tinha viajado sem meus pais,  aprendi muito, gostei das engrenagens sobre como é feita a eletricidade que vai para minha casa e de como plantam as mudas nos tubos e não mais em sacos plásticos que poluem depois de usados", ressaltou o estudante Otávio Balesteiro Vieira, da Escola Municipal João de Lima Paes

Já o aluno Gustavo Ribeiro Agostinho Farias, da Escola Municipal Pingo de Gente, complementou. "Gostei muito da viagem, do elevador de peixes e da escada para peixes onde o de escama pula e o de couro vai por baixo sem atrapalhar eles subirem ou descerem o rio", disse. 

Zilma Maronez Rosa, mãe da aluna Juliana Maronez Rosa, tem observado uma relevante melhora no desempenho escolar de sua filha, principalmente no tocante à concentração para desenvolver as tarefas escolares e atividades do dia a dia. "Ela está ansiosa para viajar com os amigos do projeto pois não foi em nenhuma ainda", afirmou.

"Essa visita a Hidrelétrica Eng.º Sérgio Motta proporcionou aos alunos a aquisição de diferentes hábitos e atitudes de comportamentos em diferentes ambientes, pois além do conhecimento sobre geração de energia, tiveram uma experiência única sobre cidadania e meio ambiente", destacou o coordenador do SESI Indústria do Conhecimento, Wagner Carlos Perigo.

De acordo com a professora Michelli Senhorini Russo, a proposta corresponde a um programa extracurricular de robótica que, por meio de um ambiente de aprendizagem lúdico e desafiador, promove o raciocínio lógico, a criatividade, a autonomia e o desenvolvimento de diversas habilidades e competências, introduzindo os alunos no mundo da ciência e tecnologia. 

"O programa é dividido em temporadas. As aulas são semanais com duração de uma hora. Durante as aulas, os alunos aprenderão sobre conceitos tecnológicos, farão programações utilizando o software WeDo, montarão robôs com os kits de robótica da LEGO EducationWeDo e compartilharão suas soluções com os demais colegas de equipe", acrescentou Francielli Rodrigues Santos, também professora da unidade.

Além do projeto, a Biblioteca SESI Indústria do Conhecimento oferece internet gratuita, livros, DVD, revistas, jornais e espaço para pesquisa. A unidade está localizada na Rua Walter Hubacher, nº 1.299, Centro, ao lado da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte. Informações pelo telefone (67) 3441-7947.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.