Buscar

Início da Primavera - Estação promete ser quente e chuvosa em Mato Grosso do Sul

Previsão indica grande volume de chuva para o Estado

Imagem: Acácio Gomes / Nova News

Cb image default

A Primavera começou oficialmente as 04h50 desta segunda-feira (23). Com a chegada da nova estação, pode haver mudanças no regime de chuvas e de temperaturas para maior parte do Brasil.

Nova Andradina

Para a região de Nova Andradina, de fato, estão previstas ocorrências de chuvas para os próximos dias. Segundo o Climatempo, para esta terça-feira (24), há probabilidade de 90% para que chova 10 milímetros.

Já na quarta-feira (25), a expectativa é de chova algo em torno de 15 milímetros, com probabilidade também de 90% na Cidade Sorriso. Após isso, pelo menos segundo a meteorologia, deve haver nova estiagem, porém, a esperança é de que volte a chover o quanto antes, uma vez que a umidade do ar está em níveis considerados críticos. 

Mato Grosso do Sul

Climatologicamente, a Primavera é um período de transição entre as estações seca e chuvosa no setor central do Brasil, onde há o início da convergência de umidade que define a qualidade do período chuvoso para a região centro-oeste, afirma a coordenadora do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima, Franciane Rodrigues.

“As chuvas passam a ser mais intensas e frequentes e inicia-se o período de pancadas de chuva nos finais de tarde e início da noite, devido ao aumento do calor e da umidade que se intensificam gradativamente no decorrer da estação”, pontua. Durante a Primavera, as temperaturas aumentam gradativamente na região Centro-Oeste e o modelo de previsão climática de precipitação indica alta probabilidade de as chuvas ocorrerem acima do normal em grande parte do Mato Grosso do Sul.

O modelo de previsão climática de temperatura média do ar indica alta probabilidade de que as temperaturas fiquem acima do normal em grande parte do Estado em 1°C acima da média, com exceção da região nordeste do Estado em que a previsão é de temperaturas dentro da normalidade.

Essas condições significam que Mato Grosso do Sul pode ter dias com temperaturas bem altas, e outros com temperaturas mais baixas ou dentro da média, nos três meses de duração da Primavera que vai até 22 de dezembro. (Com informações da Subsecretaria de Comunicação do Governo do Estado). 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.