Buscar

Início do outono: Veja o que diz a meteorologia para Nova Andradina e para o Mato Grosso do Sul

Cb image default
Imagem: Acácio Gomes / Arquivo / Nova News

Em Nova Andradina, a previsão do tempo para este domingo (20), data que marca o início do outono, é de sol com algumas nuvens e possibilidade de pancadas de chuva à tarde e à noite. São esperados 10 milímetros, com probabilidade de 80%. A temperatura varia entre 22º e 32º.

Na segunda-feira (21), o cenário deve se repetir, com sol, aumento de nuvens de manhã e possibilidade de pancadas de chuva à tarde e à noite. A expectativa é de que chova 05 milímetros, com chances de 80%. Os termômetros devem oscilar entre 22º e 33º.

Outono em MS*

O outono, estação de transição entre o verão que se despede e o inverno que começa em junho, tem início às 12h33 deste domingo (20), pelo horário de Brasília. Durante a estação, há redução das chuvas e a entrada de massas de ar frio, vindas do sul do continente, o que deve provocar queda das temperaturas, sendo observadas a formação de fenômenos meteorológicos, como nevoeiros, friagem e geadas.

A tendência para os primeiros dias do outono, é que as características do verão continuem, com chuvas de final de tarde e calor acima de 30°C. Porém com o passar dos dias, as nuvens diminuem e os dias tendem a ficar mais secos. As temperaturas tendem a registrar grandes amplitudes térmicas, com madrugadas e manhãs mais frias e tardes com sensação de tempo abafado.

O outono de 2022 terá menos chuva do que o normal em Mato Grosso do Sul. De acordo com os modelos climáticos analisados pelo Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima, há uma tendência de que as chuvas fiquem entre 40% a 50% abaixo da média climatológica para o período. A média climatológica do trimestre de Abril-Maio-Junho (AMJ) indica que as chuvas variam entre 200 a 300mm, em grande parte de Mato Grosso do Sul.

Segundo a Climatempo, será na segunda quinzena de maio que o ar frio de origem polar poderá chegar com força a alguns estados brasileiros, incluindo Mato Grosso do Sul e fazendo a temperatura baixar para valores próximos e um pouco abaixo dos 10°C. Durante o mês de maio, a passagem de frentes frias pelo Sul do Brasil, Mato Grosso do Sul e São Paulo também pode provocar chuva forte nesses estados.

Antes disso, eventos de resfriamento leve podem acontecer nos estados do Sul, mas não há expectativa de nenhum evento de frio extremo que possa realmente chamar atenção e causar geadas preocupantes nos meses de março e abril. A probabilidade de 90% de chance de geadas deve ocorrer mais para o final da estação. (*Com informações de Mireli Obando / Subcom).

Aviso

A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!! 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.