Publicado em 21/06/2021 às 07:11, Atualizado em 21/06/2021 às 11:17

Inverno promete pouca chuva, temperaturas acima da média e ocorrência de geada em MS

Mireli Obando, Subcom
Cb image default
Praça Brasil, no centro de Nova Andradina - Imagem: Acácio Gomes / Arquivo / Nova News

O inverno começou oficialmente às 00h32 desta segunda-feira (21) pelo horário de Brasília (DF). A estação, que vai até 22 de setembro, é historicamente caracterizada pela queda nas temperaturas e pela diminuição das chuvas.

No Centro-Oeste o inverno de 2021 será caracterizado pelo tempo seco, alta probabilidade de as chuvas ocorrerem dentro e abaixo da faixa climatológica em grande parte da região, exceto no centro sul do Mato Grosso do Sul, onde as chuvas deverão ser ligeiramente acima da média durante o mês de setembro.

Celso Oliveira, meteorologista da Somar Meteorologia, pede cautela nas análises de áreas com chance de chuva acima da média. Devido ao histórico médio de chuva baixo, qualquer precipitação consegue romper a climatologia. “Portanto, chuva acima da média não quer dizer precipitação regular e intensa”.

Massas de ar seco e quente deverão manter as temperaturas acima da média, principalmente nos meses de agosto e setembro, favorecendo focos de queimadas e incêndios florestais. Na parte leste de Mato Grosso do Sul as temperaturas podem ficar ligeiramente abaixo da média climatológica devido à passagem de algumas massas de ar frio mais continentais.

Conforme prognóstico do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o inverno de 2021 deverá manter o padrão de neutralidade no Oceano Pacífico Tropical, com uma probabilidade de 75% de manutenção da fase de neutralidade registrada desde abril.

De acordo com o meteorologista Natálio Abraão, as condições de neutralidade não permitem o avanço das massas frias do extremo sul do continente até o sul de Mato Grosso do Sul. “Os modelos indicam pelo menos uma massa polar fraca até o final de Junho e mais duas até o final de Julho, trazendo temperaturas baixas próximas de cinco graus no centro-sul e na capital”.

Mesmo no inverno, há indícios de dias com calor, especialmente durante Julho, Agosto e Setembro, pontua Natálio. “Nestes meses ocorrem dias quentes com máximas acima dos trinta graus”.

De modo geral, nesta estação as temperaturas apresentam uma grande amplitude térmica com calor durante o dia e noites e madrugadas mais frias.

Sobre os níveis de umidade relativa do ar, a média máxima deve se manter próxima aos 65% pela manhã com mínimas próximas ou abaixo dos 30%.

Conforme prognóstico, existe a chance de eventos de geada em algumas localidades de Mato Grosso do Sul.