Buscar

Isolamento: Nova-andradinenses vão se adaptando à rotina da luta contra o coronavírus

Filas espaçadas, entradas controladas e ausência de contato se tornam situações corriqueiras na vida das pessoas

Ninguém tolera as filas intermináveis, seja de banco ou para qualquer outro tipo de serviço, seja ele essencial ou não. Neste contexto, os moradores de Nova Andradina, a cidade mais importante da região do Vale do Ivinhema, vem aos poucos aprendendo a lidar com tudo de forma calma e serena.

Neste sábado (04) completaram 10 dias de isolamento social após decreto do Poder Executivo Municipal, publicado em 24 de março. Nas ruas da Cidade Sorriso é possível perceber que a população, em sua maioria, está mesmo cumprindo sua quarentena, permanecendo em suas casas.

Grande parte dos estabelecimentos comerciais da cidade vem atuando rigorosamente dentro das normas de segurança. Na tarde desta sexta-feira (03), um repórter do Nova News esteve em um supermercado para comprar alguns produtos de higiene e limpeza, fato corriqueiro na vida de qualquer ser humano.

Cb image default
Nova-andradinense tem exercitado a virtude da paciência e pensado mais no próximo - Imagem: Nova News

Como repórter é sempre repórter, mesmo que de folga, ele relatou que as pessoas estão aderindo às normas até com certo bom humor.

Para entrar no estabelecimento comercial é preciso ter uma dose de paciência e manter uma distância considerável de uma pessoa para outra. A quantidade de clientes que podem entrar no estabelecimento é limitada e, no interior do comércio, é pequeno o fluxo de pessoas pelas gôndolas.

Outro fator destacado pelo nosso repórter foi a higienização rigorosa, tanto nas mãos das pessoas, com a aplicação de álcool em gel, tanto nos carrinhos de compras, que também recebem borrifadas de outro produto à base de álcool 70%.

“É uma questão que nos pegou de surpresa e que aos poucos temos que ir nos adaptando até que essa fase passe”, explica o gerente. O diretor do local esclarece ainda que há um horário especial reservado aos idosos, sempre na parte da manhã. Eles contam com mais de uma hora de atendimento exclusivo.

Ouvida e pelo Nova News, a psicóloga Rafaela Mattos explica que a pandemia tem afetado a população de várias formas. Segundo ela, as pessoas estão se cuidando mais, estão mais atentas à higiene e à saúde, seja por medo ou por consciência da situação.

“A gente percebe uma mudança de atitude. No início muitos não acreditavam na pandemia, ou achavam que ela nunca chegaria até nós, principalmente as pessoas mais idosas, que integram o grupo de risco, mas agora, estão percebendo que o assunto é sério e que todos temos que fazer a nossa parte”, pontuou.

Nas palavras de Rafaela Mattos, toda crise é difícil de ser enfrentada, pois exige do ser humano muita flexibilidade e capacidade de adaptação, mas, por outro lado, ela favorece para que sejamos pessoas melhores.

“Tudo isso que estamos vivendo, com certeza nos trará benefícios importantes. Estamos aprendendo a sermos mais solidários uns com os outros. Percebemos que a vida pode ser mais simples, que não precisamos de tantas coisas para sermos felizes e, neste sentido estamos até consumindo menos e, consequentemente, gastando menos. Estamos aprendendo a dar mais valor à nossa família”, explicou.

A psicóloga lembrou que até mesmo o meio ambiente tem sido impactado de forma positiva nos últimos dias devido à redução da poluição emitida pelas grandes metrópoles. “Estamos até poluindo menos. Creio que, se agirmos com sabedoria, sairemos desta crise sendo pessoas bem melhores”, finaliza.

De fato, sobre a questão da solidariedade, entre várias ações realizadas por diversos segmentos da sociedade, uma espécie de corrente do bem tem contado com a adesão de várias pessoas.

Cb image default
Voluntários têm se colocado à disposição dos mais necessitados por meio das redes sociais - Imagem: Reprodução

Muitos usuários de redes sociais têm publicado em seus perfis que pessoas que porventura estejam em dificuldades podem chamá-los de forma privada que eles ajudarão no que for possível.

Em Nova Andradina, o decreto sobre a quarentena vigora até o próximo dia 07 de abril, quando deverá ser editada uma nova portaria. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.