Buscar

Janeiro registrou chuvas abaixo da média histórica em grande parte do Estado

Cb image default
Foto: Edemir Rodrigues

No mês de janeiro as chuvas foram irregulares e enquanto os acumulados ficaram abaixo da média histórica na maior parte do Estado, em algumas regiões as precipitações superaram a média climatológica.

Conforme balanço divulgado pelo Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima as chuvas ficaram abaixo da média histórica (valores abaixo de 75%) em grande parte dos municípios, principalmente nas regiões pantaneira, e porção centro-sul das regiões centro-norte e sudoeste do estado, com chuvas acumuladas que variam entre 0 - 150 mm.

Cb image default
Cb image default

A coordenadora do Cemtec, Valesca Fernandes explica que essa situação ocorreu devido a atuação de massas de ar seco e quente (bloqueios atmosféricos). Por outro lado, nos municípios da região leste observou-se chuvas acima da média climatológica, com valores que variaram entre 150 a 300 mm devido a passagem de perturbações atmosféricas, aliado ao transporte de umidade e aquecimento diurno”.

Levantamento do Cemtec com base nos dados das estações meteorológicas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e Semagro, mostram os acumulados de chuva registrados em Mato Grosso do Sul. “Observa-se que 9 municípios apresentaram chuvas acima de 100 mm. Porém, houve municípios que observou-se chuvas abaixo de 50 mm”. 

Cb image default

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.