Buscar

JBS de Nova Andradina: Saúde não encontra irregularidades, mas pede testagem em massa para covid-19

Fiscalizações foram realizadas na tarde desta terça (28) e na manhã desta quarta (29)

Cb image default
Imagem: WhatsApp / Nova News

Em duas etapas de fiscalização, uma na tarde de terça (28) e outra na manhã desta quarta-feira (29), membros da Secretaria Municipal de Saúde de Nova Andradina afirmaram não terem encontrado irregularidades na unidade do Frigorífico JBS com relação às medidas preventivas ao risco de contágio pelo novo coronavírus, mesmo assim, a pasta pediu que seja realizada a testagem para covid-19 em 100% dos colaboradores da empresa.

Esta semana, vários trabalhadores haviam entrado em contato com o Nova News, afirmando temerem o risco de uma contaminação pela doença dentro da empresa, sendo que o site, por sua vez , repassou a situação para a Secretaria de Saúde, bem como ouviu o Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Alimentação de Nova Andradina e Região (STIANA) e a assessoria de imprensa da empresa, em Campo Grande.

O secretário de Saúde, Sérgio Maximiano, disse ao Nova News que, das 07h30 às 10h desta quarta (29), ele pessoalmente, acompanhado dos responsáveis pela Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica e Saúde do Trabalhador, estiveram na planta e visitaram todos os setores.

Nas palavras do secretário, um relatório detalhado será elaborado sobre a inspeção, mas que, a princípio, nenhuma situação irregular foi encontrada. “Observamos itens como marcações no solo, distanciamento, utilização de equipamentos de proteção individual, cabine de desinfecção, refeitório, bebedouros e também os diversos setores da indústria e nada de anormal foi detectado”, explicou o secretário.

Imagens das áreas externas foram encaminhadas ao site, já as fotos das áreas internas não foram divulgadas à imprensa em respeito às informações confidenciais da empresa - WhatsApp / Nova News

Segundo Sérgio, é feita a desinfecção de todos que entram e saem da unidade por meio de uma cabine e há aferição da temperatura também na entrada e na saída. Além disso há disponibilização de álcool 70% em todos os ambientes.

Ele observou ainda cadeiras parafusadas ao solo respeitando o distanciamento na área de descanso, bebedouros de água que são acionados por meio de pedal, sem o toque das mãos, e adaptações com cabines individuais no refeitório.

“Observamos que na desossa, o distanciamento é um pouco menor do que em outros setores, mas vale ressaltar que os colaboradores da empresa usam uma touca e máscara, que cobrem quase que totalmente o rosto, além de um capacete de proteção e de uma viseira de acrílico, bem como roupas especiais. Com esses trajes, é praticamente impossível o contágio mesmo se houvesse pessoas infectadas entre eles”, pontuou o secretário.

Maximiano também revelou que foram feitas abordagens aleatórias a trabalhadores dentro da indústria, que foram entrevistados sobre a situação, sendo que todos os que foram ouvidos confirmaram a adoção dos protocolos de prevenção.

Sérgio disse que recebeu a informação dos diretores da unidade sobre o afastamento imediato de pessoas suspeitas ou com sintomas de covid-19. “De todo modo, oficiamos os responsáveis pela unidade para que seja feita testagem para covid-19 em 100% dos colaboradores, sendo que, a empresa tem um prazo para nos responder”, pontuou.

“Aproveitando a oportunidade, reforçamos as orientações com relação às medidas preventivas. Vamos continuar com as fiscalizações, tanto dentro da indústria quando nos ônibus que transportam os trabalhadores, não apenas do JBS, mas de outras empresas de Nova Andradina”, garantiu Maximiano.

“Nós da Secretaria de Saúde somos interessados em evitar que a situação relativa à pandemia tome proporções ainda maiores em Nova Andradina e vamos estar atentos a todas as situações. Estamos atuando nas orientações, fiscalizações e demais ferramentas para evitar que os casos aumentem”, finalizou Sérgio Maximiano.

Na tarde desta terça (28), o JBS já havia encaminhado ao Nova News uma nota com os protocolos adotados em todas as suas unidades: 

Nota da empresa

A JBS tem o propósito inabalável de garantir a saúde e segurança de seus colaboradores. Com esse objetivo, desde o início da pandemia da Covid-19 no país, a empresa adota um rigoroso Protocolo de controle e prevenção da doença em suas unidades. Os procedimentos foram definidos de acordo com os órgãos de saúde e a consultoria de médicos especializados, como o Dr. Adauto Castelo Filho, e do Hospital Albert Einstein, referência médica no país e que tem apoiado a empresa na construção das medidas implementadas em suas unidades, escritórios e demais instalações. Entre as ações que fazem parte do protocolo, destacam-se:

Grupo de Risco - Afastamento de todos os colaboradores que se encaixam nos grupos de risco - pessoas com mais de 60 anos, gestantes e aqueles que tenham indicação clínica. Também devem se afastar os colaboradores que apresentarem sintomas gripais, que tenham recomendação médica e os que tenham testado positivo para a Covid-19. Em todos os casos, os colaboradores têm seus benefícios garantidos e recebem assistência e acompanhamento integral por parte da empresa.

Informação e conscientização - Reforço e contínua comunicação, incluindo materiais audiovisuais, murais, rádio interna e áreas externas com extensivas e permanentes campanhas de conscientização sobre o tema. São veiculadas informações sobre a Covid-19, orientação sobre a correta higienização das mãos, uso do álcool em gel e treinamento para o cumprimento das medidas adotadas pela empresa como obrigatoriedade do uso das máscaras, distanciamento social e cuidados permanentes, entre outros.

Transporte - Ampliação das frotas de ônibus e vans que fazem o transporte dos colaboradores; marcação dos lugares, que passam a ser fixos na ida e no retorno da unidade; higienização e desinfecção dos veículos no intervalo das viagens, questionário prévio e medição de temperatura antes do ingresso nos carros em algumas rotas e outras medidas de controle.

Acesso às fábricas - Controle de temperatura de todas as pessoas antes do acesso às fábricas e nos intervalos; higienização das mãos na entrada e turnos. A empresa também iniciou a vacinação gratuita para gripe H1N1 para 100% dos colaboradores.

Cuidados pessoais - Disponibilização e oferta abundante de sabonetes, sanitizantes e álcool em gel.

Higienização - Desinfecção diária de todas as instalações (interna e externa).

Distanciamento - Regras e sinalização para coibir a aglomeração e promover o distanciamento seguro entre colaboradores. Demarcação dos lugares e espaços entre as pessoas com controle de acesso nas portarias, vestiários e áreas de lazer entre outros.

Refeições e descanso - Criação de novas rotinas e horários alternados, implantação de regras de distanciamento, instalação de divisórias e sinalizações visuais. Serviço de alimentação sem contato com objetos comuns e com uso obrigatório da máscara até iniciar a refeição.

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) - Implantação de novos equipamentos de proteção, como máscara tipo ninja, “face shield” de acrílico e máscaras de tecido na área administrativa. O uso de máscaras é 100% obrigatório em todas as áreas da Companhia.

Outras providências - Criação de protocolos de emergência para qualquer integrante da equipe que apresente sintomas. No caso em que um colaborador teste positivo para Covid-19, a empresa prestará imediato atendimento e total apoio a ele e seus familiares, além de acompanhamento integral até seu restabelecimento. Nesse período, conforme orientam os órgãos de saúde, o colaborador estará afastado, e seu retorno será mediante comprovação médica/clínica. Também faz parte do protocolo a total desinfecção e sanitização das áreas comuns e do local em que o profissional trabalha e a busca ativa com monitoramento integral dos colaboradores.

Com essas medidas, a empresa está confiante em garantir o abastecimento e a oferta de produtos da mais alta qualidade a seus clientes e consumidores no país e no mundo. É uma missão que não pode parar, já que a produção de alimentos integra o rol de atividades essenciais para a população no contexto de crise da Covid-19.

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber gratuitamente, via WhatsApp, as principais notícias do dia!!!

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.