Publicado em 24/12/2025 às 09:23, Atualizado em 24/12/2025 às 12:51

Jovens de Nova Andradina são premiados por projeto de bioeconomia com macaúba

Bárbara Ballestero , Redação Nova News
Cb image default
Imagem: Divulgação

Iniciativa de jovens de Nova Andradina foi premiada pelo Sistema Famasul/Senar-MS por transformar a macaúba em bioeconomia inclusiva, por meio de um modelo de negócio que une geração de renda, saúde, sustentabilidade e protagonismo feminino no meio rural sul-mato-grossense.

O MACAVIDA é desenvolvido por jovens empreendedores do Time Enactus UFMS Nova Andradina, representados pela equipe Guardiões do Cerrado, que conquistou o terceiro lugar no Programa Jovem Sucessor Rural, promovido pelo Sistema Famasul/Senar-MS.

O projeto surgiu dentro do Programa de Capacitação em Empreendedorismo Rural (PCER), realizado pelo Time Enactus UFMS Nova Andradina e coordenado pela Dra. Gislayne Goulart. Ao identificar a necessidade de valorizar um fruto abundante na região — a macaúba —, que acaba sendo desperdiçado em muitas propriedades rurais, o grupo estruturou a iniciativa com base na experiência acumulada em desenvolvimento de projetos. Esse histórico fortaleceu a construção do MACAVIDA, especialmente nas áreas de análise de impacto, liderança e desenvolvimento de soluções escaláveis, com compromisso em transformar vidas.

A cerimônia de premiação do Programa Jovem Sucessor Rural foi destaque durante o Encontro de Jovens da Agropecuária, realizado na sede da Famasul, em Campo Grande (MS), no dia 28 de novembro deste ano. O evento reuniu participantes de nove municípios de Mato Grosso do Sul que, ao longo do ano, trabalharam focados na implementação de soluções para desafios do agronegócio, gestão da água e fortalecimento da produção rural em todo o estado.

Representando Nova Andradina, a equipe Guardiões do Cerrado é formada por Andressa Souza Pereira dos Santos, João Lucas Vieira da Silva, João Vitor Ribeiro Lima, Mateus Andrade Pereira e Pedro Henrique Alcantara Freire. Os integrantes participaram de capacitação voltada ao desenvolvimento de lideranças, com instrutores do Senar/MS, sob orientação da instrutora Lígia Ricardo Oliveira, impulsionando o MACAVIDA dentro do programa.

“A conquista do pódio no programa representa o caminho virtuoso de um trabalho construído junto à comunidade da agricultura familiar do Vale do Ivinhema, promovendo transformação social e ambiental, preservação do Cerrado e integração entre ciência, tradição e desenvolvimento territorial”, destacou João Vitor Ribeiro, gerente do projeto.

A participação no Programa Jovem Sucessor Rural ocorreu a partir de um convite do Sindicato Rural de Nova Andradina ao Time Enactus UFMS Nova Andradina. “É uma grande conquista para Nova Andradina e reforça o compromisso do Sindicato Rural com o futuro do agro e com a juventude da região”, comemorou o presidente da entidade, Marcus Garcia.

O Time Enactus UFMS Nova Andradina vem acumulando importantes conquistas. Em julho, foi reconhecido com o segundo lugar como Time Destaque entre mais de 120 times Enactus do Brasil, durante o Evento Nacional Enactus Brasil, realizado em Belém (PA). Mais recentemente, avançou para a semifinal do Prêmio Alimentação em Foco 2026, promovido pela Fundação Cargill.

Com o reconhecimento estadual, a equipe Guardiões do Cerrado conquistou ainda uma viagem técnica voltada à aceleração e networking, marco significativo para o projeto MACAVIDA e para o grupo, que tem como objetivo se tornar referência em inovação e geração de oportunidades para a agricultura familiar sul-mato-grossense.

Mais informações podem ser acompanhadas pelo Instagram do projeto: @macavidams.

Direto da redação: Fique bem informado! Receba as principais notícias do dia. Clique aqui para entrar em nosso grupo DIRETO DA REDAÇÃO.