Publicado em 04/06/2020 às 07:46, Atualizado em 04/06/2020 às 11:56

Junho chega em meio à pandemia de covid-19 e tradicionais “festas caipiras” desaparecem

Festa de Santo Antônio, Festa do Sereno, Expojuna e Fejuivi são alguns dos eventos que ocorreriam este mês

Acácio Gomes, Redação Nova News
Cb image default
Por recomendação dos órgãos de saúde púbica, festas juninas não ocorrerão este ano - Imagem: Acácio Gomes / Arquivo / Nova News

O mês de junho chegou em plena época de pandemia de covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus e as tradicionais “festas caipiras” simplesmente desapareceram, uma vez que, a principal recomendação dos órgãos de saúde é o isolamento social.

Quadrilha, barracas com comidas e bebidas típicas, apresentações musicais, queima de fogueiras e shows pirotécnicos, que são atrações comuns nas festas juninas organizadas em vários municípios do Estado, este ano, darão lugar à quarentena.

Nem mesmo as festas de menor porte, como as realizadas entre familiares, amigos e vizinhos poderão acontecer, uma vez que eventos desta natureza, como reuniões e comemorações não estão autorizados e, em algumas cidades podem até mesmo gerar multas.

Um dos eventos mais tradicionais da região, é a Festa do Padroeiro Santo Antônio de Pádua, em Batayporã, que, este ano, chegaria à sua 50ª edição e, como já é de costume, traria em sua programação quermesse, almoço, leilão de gado, celebrações lotadas e carreata pelas ruas da cidade.

Cb image default
Festa do Padroeiro de Batayporã - Imagem: Acácio Gomes / Arquivo

Há algumas semanas, a paróquia anunciou que o evento foi cancelado por medida de segurança e em respeito aos decretos municipais. 

Segundo a direção da comunidade é possível que no dia 13 de junho, data em que se celebra Santo Antônio de Pádua, possa haver algum tipo de celebração, porém, com número limitado de fiéis, sem aglomerações e com transmissão pelas redes sociais para que a maioria da comunidade possa acompanhar de casa.

Ainda em Batayporã, outro momento muito esperado é a Festa do Sereno, que, em 2020, chegaria à sua 40ª edição. O evento é bastante tradicional por conta do apelo histórico que tem em preservar as tradições da década de 1980, quando tudo começou em homenagem aos três principais santos do mês, Santo Antônio (13), São João (24) e São Pedro (29).

Cb image default
Festa do Sereno de Batayporã atrai grande número de pessoas todos os anos - Imagem: Arquivo / Nova News

A Festa do Sereno que ocorreria no último final de semana de junho, a princípio foi adiada, não havendo data certa para sua realização e nem mesmo a confirmação de ela ocorrerá este ano.

Em Nova Andradina, a Expojuna, junção da Exponan (Exposição Agropecuária e Industrial de Nova Andradina) com a Fejuna (Festa Julina de Nova Andradina) que, em 2019 ocorreu de 19 a 23 de junho, também não ocorrerá este ano devido à pandemia.

O evento, que reúne pessoas de toda a região é muito conhecido devido às atrações musicais de nível nacional e principalmente pela queima da fogueira, uma das maiores do Estado.

Tanto a Fejuna, quanto a Exponan que, anteriormente ocorriam e datas distintas, são festas que acontecem há cerca de 40 anos e que fazer parte da história e da cultura da Cidade Sorriso.

Cb image default
Se não fosse a pandemia, preparativos para Expojuna estariam a todo vapor - Imagem: Focco Foto e Vídeo

A 15º Fejuivi (Festa Junina de Ivinhema), que ocorreria este ano é outro evento que deixará de ser realizado devido ao risco de contágio pelo novo coronavírus.

Além destes eventos de maior expressão na região e que movimentam diversos setores da economia, as festas de menor porte como quermesses, comemorações realizadas em escolas, comunidades religiosas e por projetos sociais em diversos municípios simplesmente não acontecerão este ano.

Outro evento muito famoso em Mato Grosso do Sul, e até mesmo nacionalmente, é a Festa da Fogueira de Jateí, que, em 2020 chegaria à 43ª edição. Como o nome já sugere, o evento é destaque pela queima da fogueira, considerada a maior do Brasil, com cerca de 50 metros de altura.

Cb image default
Jateí realiza todos os anos a queima da maior fogueira do Brasil - Imagem: Arquivo / O Progresso

Se por um lado as festas juninas este ano serão apenas uma lembrança das que foram realizadas no ano passado, por outro, vale a pena entender que o “sacrifício” em não contar com estes eventos em 2020 é por um bem maior, no caso, a saúde da população.

Ainda sem vacina nem medicação eficaz, o antídoto contra a covid-19 é mesmo o isolamento social aliado às medidas preventivas como higienização constante das mãos com água e sabão, uso do álcool em gel ou 70% e utilização de máscaras de proteção.