Buscar

Justiça Estadual nega recurso e vereadores com menos de um ano de filiação seguem impedidos de integrarem Mesa Diretora

A chamada “cláusula de barreira” consta na Lei Orgânica Municipal (LOM) de Nova Andradina

Cb image default
Imagem: Arquivo/Assessoria

O Poder Judiciário Estadual negou pedido de liminar e manteve a decisão da juíza de primeira instância com relação à chamada “cláusula de barreira”, item que consta na Lei Orgânica Municipal (LOM) de Nova Andradina e que impede que vereadores com menos de um ano de filiação partidária possam concorrer à presidência e/ou ocuparem cargos na Mesa Diretora da Câmara Municipal.

Conforme já noticiado pelo Nova News, para garantir o direito de disputar o comando do Poder Legislativo, os vereadores recém-eleitos Pedro Soares (PSD) e Gabriela Delgado (PSB), e o reeleito Wilson Almeida (PSDB), ingressaram com mandado de segurança alegando que a norma municipal “inovou a exigência pré-fixada pelo artigo 10 do Regimento Interno da Câmara ao apresentar verdadeira ‘cláusula de barreira’”.

Segundo a avaliação deles, a Lei Orgânica teria invadido a competência exclusiva da Câmara para legislar e regulamentar matéria que afeta as funções e ao exercício do Poder Público. Diante disso, os vereadores citados requereram à Justiça em Nova Andradina para que se afaste a referida “cláusula de barreira”, prevista do §1º do art. 26, da LOM, no entato, a juíza Ellen Priscile Xandu Kaster Franco indeferiu o pedido alegando que não ficou demonstrada aparente ilegalidade ou afronta às leis vigentes.

Por sua vez, o advogado que representa o trio, Thadeu Modesto, recorreu ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJ-MS), sendo que, a Justiça Estadual entendeu por bem manter a decisão da juíza de Nova Andradina, alegando que ela estaria devidamente fundamentada, indeferindo o recurso pretendido pelo advogado em nome dos vereadores Pedro Soares (PSD), Gabriela Delgado (PSB) e Wilson Almeida (PSDB).

Cb image default
Imagem: Reprodução

Portanto, com base na decisão da Justiça Estadual, assinada pelo desembargador Paschoal Carmello Leandro, que confirmou o entendimento da Justiça de Nova Andradina, ficam os vereadores com menos de um ano de filiação partidária impedidos de concorrerem à presidência e/ou ocuparem cargos na Mesa Diretora da Câmara em respeito à Lei Orgânica do Município.

O Poder Judiciário Estadual não descartou, porém, a possibilidade futura de um estudo aprofundado na Lei Orgânica de Nova Andradina para verificação de possível inconstitucionalidade no item que barra os vereadores citados de ocuparem cargos na Mesa Diretora.

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!! 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.