Publicado em 14/01/2022 às 16:10, Atualizado em 14/01/2022 às 20:11

Kits para realização de exames de covid-19 estão em falta na rede particular em Nova Andradina

Acácio Gomes, Redação Nova News
Cb image default
Imagem: Ilustração / Divulgação

Com o aumento expressivo de casos ativos de Covid-19 em Nova Andradina tem se elevado também a demanda por exames para diagnosticar a doença, não apenas no sistema público de saúde, como também na rede particular.

Um dos reflexos desse aumento da procura é a falta de kits para a realização dos exames em estabelecimentos particulares que prestam esse tipo de serviço.

Procurado pelo Nova News, a equipe de um dos laboratórios que realiza o exame em Nova Andradina disse que não está encontrando disponibilidade de kits para aquisição.

“Em tempos tranquilos, a procura estava bem pequena. Após festas e feriados, a demanda aumenta bastante, a ponto de faltar suprimentos, conforme está acontecendo esta semana”, disse uma funcionária do laboratório, que completou: “Não estamos conseguindo comprar kits para realizar o exame”.

Sobre uma previsão para a normalização dos serviços, a equipe do laboratório disse que conseguiu adquirir poucas unidades com previsão de chegada para este sábado (15), mas que, após isso, ainda não há informação sobre quando novas remessas podem chegar.

Denominado RT-PCR e também chamado de teste de antígeno, o exame é feito com material coletado das vias respiratórias do paciente com uma espécie de cotonete.

Após a coleta, o material é devidamente analisado e o resultado fica pronto em cerca de duas horas, sendo que, no laboratório pesquisado pelo Nova News, o valor do exame é de R$ 150,00.

Já no caso da rede pública, os materiais coletados são encaminhados para o Laboratório Central (Lacen-MS), em Campo Grande, que examina as amostras e encaminha os laudos com os resultados paras as secretarias de saúde dos municípios.

Segundo dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES), apenas nos primeiros 14 dias de 2021, o Lacen/MS já realizou a análise de 9.239 exames RT-PCR no Estado.

Aviso

A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!!