Buscar

Lançada a campanha "Leão Amigo da Criança" em Nova Andradina

Você sabia que pode doar parte do seu imposto de renda devido para o Fundo da Infância e Adolescência, ajudando assim instituições que trabalham com crianças e adolescentes?

Imagens: João Cláudio

Na noite de quarta-feira (30), aconteceu o lançamento oficial da Campanha “Leão Amigo da Criança” no Centro de Convenções Silvio Ubaldino de Sousa. A iniciativa busca incentivar e orientar o contribuinte (pessoas físicas e jurídicas) com base na lei a destinarem parte do Imposto de Renda a projetos sociais cadastrados no fundo da infância e da adolescência da cidade.

Fizeram parte da plataforma de honra, a primeira-dama Joana Darc Bono Garcia, a secretária de cidadania e assistência social, Julliana Ortega, a presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Ivelina Martins Tavares, o contador Enauro Bom de Lima, representando a Acina, a vereadora Gabriela Delgado e o vereador Fábio Zanata.

Também participaram da cerimônia, as vereadoras Cida Valdez e Marcia Lobo, e o vereador Arion Aislan, secretária da educação, Giuliana Masculi Pokrywiecki, contabilistas, representantes das entidades sociais registradas no CMDCA, servidores municipais.

Nas palavras da secretária Julliana Ortega, destinar parte do IR não se trata de doação, mas de um direcionamento de uma parcela do imposto devido para o fomento das ações com crianças e adolescente do município, além da garantia de permanência dos recursos no município.

“No ano passado, 4 instituições foram contempladas, totalizando cerca de 80 mil reais para o financiamento de projetos voltados à crianças e adolescentes. O desafio é dobrar esses recursos este ano, através da sensibilização dos contribuintes”, informou, pedindo a união de todos – Câmara, Prefeitura, Acina, entidades, contabilistas e a sociedade em geral - nesta importante tarefa.

O prazo para a declaração do imposto de renda 2022 tem início no dia 2 de março e se estende até o dia 30 de abril. Dessa forma as doações para o “Leão Amigo da Criança” podem ser realizadas neste mesmo período. Pessoas físicas podem doar até 3% do imposto de renda devido e pessoas jurídicas até 1%. Essa ação não gera nenhum ônus extra ao contribuinte.

Após os discursos das autoridades, representantes das organizações não governamentais Anjo da Guarda, Betel, Lar Alternativo São José, Andefi, APAE e Creche Shalom apresentaram ao público um resumo das ações e trabalhos realizados ao longo do ano.

O evento foi encerrado com a palestra do contador, Renan da Silva Costa, auditor contábil independente. O especialista em gestão tributária explicou, com detalhes, a maneira como as pessoas físicas e jurídicas (empresas) podem fazer sua destinação à Campanha. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.