Publicado em 10/03/2020 às 10:04, Atualizado em 10/03/2020 às 14:27

Mãe de três crianças que sofrem com asma trava luta diária contra a poeira em Nova Andradina

Família mora na Rua Odilon Ribeiro dos Santos, que não é pavimentada

Acácio Gomes, Redação Nova News
Cb image default
Moradora relata que filhos constantemente precisam ser hospitalizados - Imagens cedidas pela família

Uma moradora da Rua Odilon Ribeiro dos Santos, em Nova Andradina, trava diariamente uma luta contra a poeira para defender a saúde dos seus três filhos, que sofrem com problemas respiratórios.

A via, que dá acesso ao 8º Batalhão da Polícia Militar (8º BPM), não é pavimentada e, por ali, trafegam muitos veículos de grande porte, como caminhões caçamba, por exemplo. “Tem dias que a poeira é insuportável. Os condutores passam a toda velocidade e não estão nem ai para a situação de quem mora por aqui”, relata Gilmara Aparecida dos Santos Ferreira, de 34 anos.

“Todos os meus filhos, sendo dois meninos de 11 e de 16 anos, e uma menina de oito anos, têm problemas respiratórios. Eles sofrem de asma. Quarta-feira (04) eu estive com meu filho no hospital foi medicado e liberado pra tratar em casa. Quando foi na sexta-feira (07), voltei ao hospital, desta vez com minha filha em crise. Ela ficou internada por três dias”, relata Gilmara.

Cb image default
Poeira fina entra na casa e afeta a saúde dos filhos de Gilmara, que sofrem com asma - Imagem: Nova News

A moradora solicita que seja tomada alguma providência com relação ao caso. “Estamos passando uma situação bem complicada. Enquanto o asfalto não chega, o Poder Público poderia, pelo menos, molhar a rua diariamente ou colocar algum tipo de redutor de velocidade para que os veículos passassem mais devagar, gerando menos poeira. Isso já amenizaria o problema”, afirma.

Gilmara Aparecida dos Santos Ferreira afirma que luta contra a poeira como pode. Ela procura manter a casa fechada quando o fluxo de veículos na rua e mais intenso, troca constantemente os forros de cama e toma outras providências, porém, nas palavras dela, não barreiras capazes de evitar que a poeira fina seja percebida por toda parte.

Cb image default
Rua Odilon Ribeiro dos Santos é a via que dá acesso ao 8º BPM - Imagem: Nova News

A mulher disse ao Nova News que não tem condições de se mudar do imóvel. “Não tenho condições de pagar aluguel em outro lugar e não tenho mais o que gastar com remédios para os meus filhos. Gostaria muito que alguém tomasse alguma providência. É triste ver minhas crianças nesta situação, sem ar puro para respirar”, desabafou a moradora.

Ela também pediu um pouco mais de consciência por parte dos condutores para que evitem trafegar pelo local em velocidades elevadas, o que acaba intensificando a geração de poeira. 

Providências

O Nova News entrou em contato com a Secretaria Municipal de Serviços Públicos (Semusp), sendo que, o gestor da pasta, Roberto Ginel, afirmou que existe uma programação com relação às ruas não pavimentadas e que são molhadas.

Segundo ele, basta os moradores entrarem em contato pelo telefone (67) 3441-9102, solicitando o serviço, que, assim que possível, um caminhão pipa é deslocado para o endereço. Ginel disse que se solidariza com o drama enfrentado pela família.