Publicado em 07/12/2021 às 13:47, Atualizado em 07/12/2021 às 17:49

Mais 60 alunos fazem formatura da pré-escola e destacam Educação Infantil de Batayporã

Solenidade na Escola Municipal Shiozo Takahashi teve clima familiar e foi marcada pela dedicação dos servidores

Assessoria,
Cb image default
Registro clássico: ato de jogar os capelos marcou encerramento do ciclo. Foto: Maicon Araújo.

Nesta terça-feira (07), mais 60 estudantes da Rede Municipal de Ensino de Batayporã passaram pela formatura da pré-escola. Os alunos da escola Shiozo Takahashi participaram da cerimônia que celebra o último ciclo da Educação Infantil e abre caminho para o primeiro ano do Ensino Fundamental.

Intimista, o evento conduzido pela diretora da unidade, Elza Bittencourt Martins, foi preparado pela comunidade escolar e apoiado pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Secel). A formatura uniu estudantes, familiares, professores e técnicos. O momento foi marcado pela organização do rito, com direito a homenagens, entrega simbólica de certificado e o clássico capelo.

As três turmas dos períodos matutino e vespertino foram orientadas pelas professoras Deylla Cristina da Silva Lopes da Nóbrega, Emília Nunes Maruchi Alves Ramos e Fabiana Luiza de Souza. Os estudantes homenagearam como madrinhas as professoras Hellen Cristina da Silva Fonseca, Renata Vresch Vidoto e Ivani de Souza.

O prefeito Germino Roz (PSDB) ressaltou a parceria entre família e escola. "Esse momento é muito especial e representa até mesmo um sacrifício das famílias, que se dedicaram para estar aqui hoje e, principalmente, para que os filhos concluíssem essa etapa com sucesso", destacou o gestor.

Conforme apontou a titular da Secel, Fernanda Scarlat, as solenidades de formatura demonstram a qualidade do trabalho da escola. "Em cada detalhe, vemos o empenho de todos. Essa cerimônia é uma lembrança especial para as crianças e suas famílias, que a partir da excelência da equipe, desfrutam de um momento lindo", analisou.

O vice-prefeito, Cacildo Paião, o vereador Diego Ricardy, a assessora pedagógica, Larissa Viana, e as diretoras das escolas Anízio Teixeira, Maria Sonia da Cruz Rodrigues, e Benedita Figueiró de Oliveira – Polo, Ana Lúcia Pontes, também acompanharam o evento.

Recordações únicas

Para a família da formanda Yasmin Vitória Gomes Santos, o momento tem um simbolismo forte, um compromisso entre irmãs. A tia e responsável pela pequena estudante, Suzana de Oliveira, assumiu a tutela de Yasmin e de seus três irmãos há cerca de um ano e meio devido ao falecimento da irmã, mãe das crianças.

Suzana conta que acompanhar a sobrinha foi "reviver um sonho". "Eu tenho três filhos e já faz muitos anos que eu não vivia esse momento. É um sonho viver isso novamente, e eu sei que era um sonho da minha irmã. Gostaria muito que ela estivesse aqui com a gente, ela estaria muito feliz e orgulhosa assim como eu estou", detalhou.

A emoção também marcou a família do estudante Lucas Modric Aparecido Rosa, que compareceu juntamente com a mãe, Vânia Santos Silvo, a irmã Maria Valetina, de apenas um ano, e com as avós. Entre algumas pausas para amamentar a pequena Valentina, muitos cliques e celebração pela conquista de Lucas. "Eu estou muito orgulhosa. Está tudo lindo. Achei maravilhosa a organização", pontuou Vânia.