Buscar

Mais de 82 mil pessoas da região dependem de apenas 08 leitos de UTI Covid disponíveis em Nova Andradina

Cb image default
Apenas o HR de Nova Andradina conta com leitos de UTI em toda a região - Imagem: Acácio Gomes / Arquivo / Nova News

Segundo informações divulgadas na edição desta quinta-feira (10) do Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul (DOE-MS), mais de 82 mil pessoas residentes na região dependem de apenas 08 leitos de UTI Covid existentes em Nova Andradina.

Conforme o levantamento, os 08 leitos de UTI Covid do Hospital Regional (HR) Francisco Dantas Maniçoba são responsáveis por oferecer suporte para 54.374 habitantes de Nova Andradina; 9.034 de Anaurilândia; 11.329 de Batayporã; 3.814 de Novo Horizonte do Sul e 3.588 de Taquarussu, o que totaliza 82.139 pessoas.

Vale destacar que há várias semanas, os leitos de UTI Covid do HR de Nova Andradina estão em sua lotação máxima e já ocorreram mortes de pacientes da região por falta de vagas.

Cb image default
Leitos de UTI - Imagem: Reprodução / DOE-MS

Leitos clínicos 

No que se refere aos leitos clínicos destinados também aos pacientes com Covid-19 na Microrregião de Nova Andradina, a situação não é diferente.

Anaurilândia, por exemplo, tem 05 leitos para 9.035 habitantes; Angélica 06 leitos para 10.780 habitantes; Ivinhema 08 leitos para uma população de 23.187 pessoas; Nova Andradina conta com 16 leitos para 54.374 habitantes; Novo Horizonte do Sul tem 04 leitos para 3.814 moradores e Taquarussu aparece com apenas 02 leitos para atender uma população de 3.588 habitantes.

Batayporã, 11.329 habitantes, por não possuir unidade hospitalar, não conta com nenhuma vaga, sendo que os pacientes diagnosticados com Covid-19 que necessitem de leitos clínicos são encaminhados para o município de referência, no caso, Nova Andradina.

Portanto, ao todo, são somente 41 leitos clínicos destinados à Covid-19 para uma população de 104.788 pessoas, ou 116.117 pessoas, se somarmos os 11.329 habitantes de Batayporã.

Cb image default
Leitos clínicos - Imagem: Reprodução / DOE-MS

Alerta

As poucas vagas tanto de leitos clínicos quando de UTI destinadas aos pacientes com Covid-19 na Microrregião de Nova Andradina diante do volume populacional e dos números elevados de casos ativos registrados diariamente pelos municípios serve como alerta para que a população faça sua parte no sentido de minimizar os riscos de contaminação, fazendo uso de máscaras de proteção e de álcool 70%, bem como promovendo o isolamento social.

Aviso

A reprodução total ou parcial desta publicação é permitida desde previamente autorizada. Além disso, devem ser citados claramente dados como a autoria do texto e o crédito das imagens. O desrespeito a estas normas implicará na tomada das devidas providências, conforme prevê a legislação vigente.

Entre em contato com o Nova News

Para falar com a equipe do Nova News, encaminhar fotos, denúncias e sugestões, entre em contato pelo WhatsApp (67) 9 9619-3999. Mas não é só isso! Enviando a palavra “SIM” para o mesmo contato, o leitor é cadastrado e passará a receber as principais notícias do dia!!! 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.