Buscar

Mais Economia e Maior Eficiência: Iluminação de LED é realidade em Nova Andradina

Governo investe R$ 3,2 milhões na substituição de lâmpadas de sódio por LED para tornar a cidade mais segura

Cb image default
Imagem: DN Imagens

Uma Nova Andradina mais iluminada vai, aos poucos, tomando forma e trazendo mais segurança e satisfação para os moradores. A empresa contratada pela Prefeitura já substituiu quase 2.000 luminárias a base de vapor de sódio pelas modernas lâmpadas de LED em vários pontos da cidade.

A iniciativa faz parte do projeto de melhoria na iluminação pública, cuja meta é instalar lâmpadas de led em toda área urbana do município e do distrito de Nova Casa Verde.

As melhorias, no valor de R$ 3,2 milhões, são custeadas com recursos da Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip).

A nova tecnologia já pode ser vista em todas as avenidas e também nos bairros situados no lado norte da cidade, no quadrante da Avenida Eurico Soares Andrade até o Jardim Universitário, passando pelo Portal do Parque, bairros Irman Ribeiro, Vila Beatriz, Guiomar Soares Andrade, Horto Florestal, Campo Verde, Capilé, Santa Terezinha, Pedro Pedrossian e bairro dos Professores.

Além de serem mais claras, as luzes brancas representam maior eficiência energética, durabilidade, menor custo de manutenção por meio da adoção de sistemas de gestão inteligente e da possibilidade de monitoramento em tempo real, melhor qualidade do serviço público de iluminação para a população, maior percepção de segurança e aumento da atratividade de áreas da cidade durante a noite.

Segundo informações da Semusp, responsável pela fiscalização e pagamento dos serviços, até o momento, foram instaladas 523 luminárias de 150 watts e 1382 luninárias de 50w. "Além de melhorar a visibilidade de motoristas e pedestres, a luminária de LED pode gerar uma economia de até 40% na conta de energia dos órgãos municipais", destaca Roberto Ginel.

O contrato com a empresa Silva & Azambuja Ltda prevê a remoção de 4900 lâmpadas a vapor e instalação de luminárias de led e braços de rede de iluminação pública com utilização de equipamento munck com cesto aéreo. Serão instaladas 4200 luminárias de led 50w e 700 de 150w.

Lucas Eduardo tem 19 anos, trabalha como motoboy de uma hamburgueria e percorre toda a cidade para fazer entregas. Ele está muito satisfeito com a nova iluminação nas ruas e avenidas, sobretudo nos bairros mais periféricos. "A visibilidade aumentou demais, deixa a gente mais seguro para trafegar durante a noite, reduzindo o risco de acidentes", diz.

Os serviços deverão ser concluídos até meados de 2022. 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.