Publicado em 13/01/2022 às 18:01, Atualizado em 13/01/2022 às 21:03

Mato Grosso do Sul recebe doses da vacina pediátrica da Pfizer na manhã desta sexta-feira

SES,
Cb image default
Imagem: Arquivo SES-MS

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Saúde recebe nesta sexta-feira (14) o primeiro lote com 18.300 doses da vacina pediátrica da Pfizer.

As vacinas chegam no voo LA-3676 as 7h35 no aeroporto internacional de Campo Grande. As doses serão encaminhadas ao prédio da coordenaria Estadual de Vigilância Epidemiológica. A Secretaria de Estado de Saúde irá iniciar a distribuição aos municípios a partir das 13h desta sexta-feira.

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, destacou a importância do início da vacinação de crianças entre 5 e 11 anos. “Neste momento abrupto da doença, a vacinação de crianças é uma medida acertada. Principalmente na iminência do retorno as aulas. Em parceria com os municípios, vamos vacinar o maior número possível de crianças logo nos primeiros lotes”, destacou.

Mato Grosso do Sul irá receber 18.300 doses para vacinar crianças de 5 a 11 anos, sendo 7.268 para crianças indígenas e 9.202 para demais crianças. O Ministério também irá enviar 1.830 doses como reserva técnica. A previsão é que o Ministério da Saúde envie outros lotes da vacina pediátrica na próxima semana.

A quantidade de doses que cada município irá receber será definido em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). A relação será publicada no Diário Oficial do Estado.

Segundo a estimativa do IBGE, Mato Grosso do Sul possui 301.026 crianças de 5 a 11 anos.

A Secretaria de Estado de Saúde autorizou os municípios a realizarem a vacinação em crianças entre 5 a 11 anos de idade, sem a necessidade de exigência de pedido médico, sendo necessário apenas o acompanhamento por pais ou responsáveis - munidos de documentação da criança, em todos os pontos de vacinação organizados pelo Sistema Único de Saúde, em Mato Grosso do Sul.