Publicado em 05/06/2020 às 12:18, Atualizado em 05/06/2020 às 18:10

Mato Grosso do Sul tem 21 mortes por coronavírus e 1.997 confirmados; Nova Andradina tem dois casos suspeitos

Dados são do boletim epidemiológico desta sexta-feira (05)

Bárbara Ballestero, Redação Nova News
Cb image default
Imagem: Saul Schramm

Com mais 72 exames positivos para coronavírus (Covid-19) nas ultimas 24 horas, o número de casos confirmados da doença no Estado chega a 1.997. Foi registrado um óbito de moradora de Campo Grande, passando para 21 mortes pela doença em Mato Grosso do Sul. As informações foram apresentadas nesta sexta-feira (05) em coletiva de imprensa online com autoridades do Governo do Estado. 

Dos 1.997 casos confirmados, 972 estão em isolamento domiciliar, 957 estão sem sintomas e já estão recuperados. 48 estão internados, sendo 25 em hospitais públicos e 23 em hospitais privados. Um paciente internado é procedente de fora do Estado. 

Casos suspeitos (não encerrados) na região de Nova Andradina

Os casos não encerrados na região, que são aqueles que podem representar pacientes suspeitos, aparecem, no momento, Nova Andradina (02)*; Bataguassu (02); em Anaurilândia (01); Ivinhema (03) e Batayporã (01).

Com relação a Batayporã, a assessoria da Prefeitura Municipal informou que a paciente, na verdade, é residente em Dourados. Ela teria se mudado para lá há algum tempo, mas acabou não atualizando os dados do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Sobre os dois suspeitos* em Nova Andradina, eles estão com sintomas leves e cumprem isolamento domiciliar. Vale lembrar que nesta quinta (04) eram três suspeitos no município, sendo um dele descartado para covid-19, nesta sexta (05) de acordo com o secretário municipal de Saúde Sérgio Maximiano.

Foram coletados materiais para exames que estão sendo realizados pelo Laboratório Central (Lacen), em Campo Grande.

Os casos não encerrados pelos municípios são situações que estão pendentes de atualização por parte das secretarias municipais de Saúde junto ao sistema de dados.

Casos confirmados na região de Nova Andradina

Na região, Nova Andradina segue com 13 casos confirmados*, sendo 12 pessoas recuperadas, inclusive o caminhoneiro que estava hospitalizado no Mato Grosso e que teve alta médica. O outro caminhoneiro segue internado em Rondônia, sem previsão de liberação.

Nos demais municípios da região há casos confirmados em Bataguassu (11); Batayporã (06), entre eles dois óbitos; Ivinhema (05) e Taquarussu (01).

*Nos últimos dias, têm havido divergências entre os dados divulgados pela SES-MS e pelo próprio município com relação aos números de casos confirmados e suspeitos em Nova Andradina.