Publicado em 26/06/2020 às 19:06, Atualizado em 26/06/2020 às 23:31

Médico curado da covid-19 conta sua experiência após 8 dias internado no Hospital Cassems de Nova Andradina

Profissional de saúde atua na linha de frente do combate ao novo coronavírus em Dourados

Ariane Martins, Coordenadora de Comunicação

O médico intensivista, Leandro de Oliveira Silva, recebeu alta médica recentemente no Hospital Cassems Nova Andradina, após 14 dias de tratamento de Covid-19, sendo oito dias em Unidade de Terapia Semi-Intensiva.

O profissional de saúde, que atua na linha de frente do combate ao novo coronavírus em uma unidade de saúde de Dourados, se viu no lugar de paciente e contou com os serviços da Caixa dos Servidores. Ele está curado da doença, mas ainda segue em recuperação. 

Cb image default
Médico Leandro de Oliveira Silva comemora recuperação - Imagem: Divulgação

“Eu ainda me sinto debilitado, perdi 14 kilos no total durante esse período, me sinto fraco e ainda não posso ficar muito tempo em pé. Há algumas restrições musculares e pulmonares”, revela.

O sentimento de Leandro, após passar pela doença e ser acolhido é de gratidão. “Agradeço à toda equipe de médicos e, especialmente, à minha médica, Maria Cláudia Rosenbaum. A capacidade técnica dela foi sensacional, uma competência ímpar, o que foi fundamental no meu tratamento”, disse.

Segundo Leandro, os agradecimentos se estendem não só à equipe médica, mas também aos outros profissionais que atuam na estrutura e atendimento.

O médico reitera a importância da prevenção para evitar o contágio do coronavírus. “Falo como paciente e profissional da saúde. Infelizmente, a Covid-19, é uma doença que, enquanto não surgir uma vacina, não há muito o que fazer à respeito e muitas pessoas vão passar por ela. Para evitar, é preciso que as pessoas se policiem em relação ao uso de álcool 70%, uso de máscara de proteção, além de evitar o contato físico”.

Leandro chama a atenção para a realização das medidas de proteção, também, dentro de casa. “Mesmo que eu tenha adquirido a doença, minha família não contraiu, porque mantivemos todos os cuidados dentro de casa. Eu mesmo lavava as minhas roupas, fazia toda a higienização indicada ao chegar em casa, evitava o contato físico, entre outras medidas que ajudaram neste período”.

Ele conta que, ao chegar no Hospital Cassems de Nova Andradina, foi encaminhado para a Semi UTI. Em determinado momento, houve uma piora nos exames. "Mas com o tratamento eu fui melhorando e me sentindo melhor. No quarto dia de internação, mesmo com o oxigênio, já conseguia ficar sentado e percebi progresso no meu quadro clínico”, afirmou.

Cb image default
Médica Maria Claudia Rosenbaum fala sobre os atendimentos realizados com o paciente - Imagem: Divulgação

A Coordenadora da Unidade Semi-Intensiva do Hospital Cassems Nova Andradina, Maria Claudia Rosenbaum, foi quem orientou o tratamento de Leandro e explica os procedimentos realizados com o paciente.

“Ele veio transferido de uma unidade de saúde em Ivinhema. Então, como já estava na fase inflamatória da doença, o levamos para a unidade semi intensiva e identificamos um pouco menos de 50% de acometimento pulmonar. Inserimos alguns medicamentos e iniciamos o tratamento, colocando ele em isolamento completo, com oxigênio complementar e fisioterapia”, contou ela.

Com a melhora progressiva, Leandro pôde comemorar a retirada do oxigênio complementar. “Para mim, aquele foi um sinal de que estávamos vencendo a doença. Logo, já não tive mais febre e nem dores na cabeça ou no corpo. Após isso, segui me recuperando, já conseguia tomar o banho sozinho”, revelou.

Maria Claudia salienta que os pacientes com a Covid-19 devem sempre receber um tratamento cuidadoso, com a cautela para evitar possíveis contágios. Segundo ela, a segurança nos protocolos é uma grande aliada dos tratamentos de sucesso.